Ícone do site Jornal da Chapada

#Itaberaba: Treinamento para manipular alimentos na Ana Catarina envolve profissionais da unidade; mais 11 casos de covid-19 são registrados em 24h

Itaberaba ainda tem 268 casos ativos de covid | FOTO: Montagem do JC |

A prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, realizou na unidade de pronto atendimento Ana Catarina treinamento de boas práticas de higiene para os manipuladores de alimentos que atuam no local. O treino aconteceu na última segunda-feira (8) e marcou mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde. “O objetivo é aprimorar as técnicas para evitar riscos de contaminação e garantir a qualidade dos alimentos em todo o processo de manipulação”, diz a prefeitura em nota.

Fora isso, a gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) continua acompanhando e atualizando os dados pandêmicos do município chapadeiro. No boletim epidemiológico desta terça-feira (9) registrou mais 11 casos confirmados de covid-19 em 24h. As equipes de saúde contabilizam 268 pacientes com o vírus ativo e o número de óbitos permanece em 60 casos. A prefeitura continua com o plano municipal de imunização. No último domingo (7) recebeu mais 430 doses de imunizantes contra o coronavírus para vacinar mais profissionais de saúde e idosos, seguindo os grupos prioritários.

A Secretaria Municipal de Saúde e a equipe de Vigilância Epidemiológica mostram no boletim que 3.798 é o número de pessoas contaminadas em Itaberaba desde o início da pandemia. Os pacientes que estão totalmente curados do novo coronavírus, somam 3.470 pacientes. São 564 casos em monitorados, e 295 são enquadrados com suspeita da infecção.

Mais de 13 mil testes foram realizados em Itaberaba. No mapeamento por localidade, na zona urbana, ‘Centro’ e ‘São João’ continuam com 37 casos em cada e na zona rural, ‘Salinas’ segue com cinco casos, ‘Guaribas’ com dois casos e ‘Ipueira’ e ‘Cajás’ com uma pessoa contaminada em cada localidade.

Da taxa de ocupação, o quadro mostra 85% na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) sendo 17 leitos ocupados e três disponíveis e, dos leitos clínicos, 20% é a taxa com quatro leitos ocupados e 16 disponíveis. Esses dados são da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA). A prefeitura salienta a importância da população continuar com medidas protetivas para evitar a contaminação do vírus. Higienizar as mãos, manter o isolamento social e usar máscara de proteção são fundamentais no combate a covid-19.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas