Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba identifica mais 31 novos casos de covid-19 em 24 horas e número de ativos é de 308

O município de Itaberaba continua com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC/PMI |

A Secretaria de Saúde de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, disponibilizou os dados atualizados do boletim epidemiológico nesta sexta-feira (12) e registra o aumento de 31 novos casos confirmados de covid-19 em 24 horas. São 308 pessoas com o vírus ativo no município e 3.549 pacientes estão livres da doença. A prefeitura, com auxílio da equipe de Vigilância Sanitária em combate ao coronavírus, não registrou novos óbitos por complicações da covid, mantendo o número de mortos em 61.

Itaberaba continua com plano de vacinação e a gestão de Ricardo Mascarenhas (PP) imuniza profissionais de saúde da linha de frente, idosos institucionalizados e idosos acima de 75 anos, da zona urbana e rural. A vacinação acontece no domicílio e já contabiliza mais de 80% da doses aplicadas do imunizante contra o vírus. Desde o início da pandemia, foram 3.918 casos acumulados confirmados e 624 pessoas estão sendo monitoradas e 316 aparecem como suspeitos da doença infectocontagiosa e aguardam resultado de exames.

O município já realizou mais de 13 mil testes para detectar o vírus no paciente, entre testes rápidos e via Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). O quadro epidemiológico, no mapeamento por localidade, apresenta os bairros com maiores números de contaminação. ‘Centro’ registra 46 casos ativos, ‘São João’ com 42 e ‘Pé no Monte’ com 22 pessoas infectadas. Na zona rural, ‘Ipueira’ identifica o maior número com seis casos, seguido de ‘Rio Tupim’ com três e ‘Salinas’, ‘Cajás’, ‘Tombador’, ‘Travessão’ e ‘Guaribas’, com um caso em cada.

Das taxas de ocupação dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 85% estão ocupado com 16 leitos em uso e quatro disponíveis. Já dos 20 leitos clínicos, 15% é a taxa, sendo 17 disponíveis e três ocupados. A prefeitura ressalta a importância da população em manter os cuidados de prevenção. O distanciamento social, a higienização das mãos e o uso de máscara, ainda são fundamentais no combate ao novo coronavírus.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas