Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Confira os pontos turísticos que podem ser acessados e as programações e formatos do Carnaval na região

Pontos turísticos da Chapada Diamantina | FOTO: Montagem do JC/João Ramos/Túlio Saraiva/Viajadora/PMNR |

Com a crise sanitária causada pela contaminação do novo coronavírus, os festejos em celebração ao Carnaval deste ano de 2021 foram reformulados e receberam novos formatos, atendendo aos protocolos de segurança instituídos pelo Ministério da Saúde. Na Chapada Diamantina, alguns municípios apresentaram suas programações adaptadas. Para quem escolheu a região para passar o feriado, algumas opções de trilhas também podem entrar no roteiro.

A reabertura gradual do Parque Nacional da Chapada Diamantina permitiu que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) disponibilizasse um portal para agendamento, controlando o fluxo de visitantes e permitindo identificar quais atrativos estão sendo mais procurados na data escolhida (veja aqui o site).

Alguns dos atrativos com acesso ao turistas são: as cachoeiras do ‘Sossego’, ‘Ribeirão do Meio’, ‘Capivari’, ‘Mixila’, ‘Palmital’, ‘Andorinhas’, ‘Sete Quedas’ e ‘Funis’ e Cachoeira do ‘Cardoso’, além das trilhas do ‘Pai Inácio’, ‘Barro Branco’, Cachoeira da ‘Moça Loira’, Cachoeira do ‘Bate-palmas’, Cachoeira do ‘Córrego de Pedra’, ‘Rio Preto’, até a ‘Toca do Caboclo’, Cachoeira da ‘Fumacinha’ (por cima e por baixo), Cachoeira da ‘Matinha, ‘Véu de Noiva’, Cachoeira da ‘Fumaça’ (por cima), ‘Águas Claras’, trilha Capão – Águas Claras e trilhas Rio Preto – Rodas – Ponte Velha, trilha da Cachoeira da Purificação e Riachinho.

Cachoeira da fumacinha é um trekking considerado nível alto pesado, com trilha de 19 km | FOTO: Arquivo/Nápio Guia |

Em Nova Redenção, a prefeitura comunicou, por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente e Juventude, que “a visitação a pontos turísticos da cidade, como ‘Praia da Peruca’, ‘Olho D’água do Beira Rio’, ‘Pedra da Arara’, e os demais pontos, neste feriado de Carnaval se dará de forma limitada, sem aglomerações e com uso de máscara nos locais”, afirmou em nota. Rio de Contas faz programação virtual e exibirá um documentário sobre a história do carnaval local até o dia 16, no canal digital da prefeitura (leia mais).

A prefeitura de Palmeiras, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, reabrirá o Museu da Cidade para visitação responsável com o controle no número de pessoas, além de aferimento de temperatura e a obrigatoriedade do uso de máscara. O museu está com exposição temática sobre o carnaval e sua história de mais de 95 anos de tradicionalidade. “Será nos dias 15 e 16 de fevereiro, das 8h às 18h e, na terça-feira [último dia], teremos uma apresentação do Grupo Percussão Gil Ferreira, respeitando o distanciamento social”, salienta assessoria.

O clima em Nova Redenção é propício para banho no Rio Paraguaçu, ou no Olho D’Água, ou ainda para visitar a Pedra da Arara | FOTO: Ascom/PMNR |

No município de Lençóis, os festejos foram suspensos através de decreto, mas a prefeitura lançou um link (veja aqui) para os visitantes terem acesso às medidas adotadas pelo município durante a pandemia por coronavírus, incluindo exigências aos ônibus e micro-ônibus de comprovação em hospedagem, de no mínimo um dia, para cada passageiro (leia mais). No link disponibilizado, o turista ainda pode conferir informações sobre o funcionamento de bares e restaurantes. As trilhas estão sendo monitoradas para que os grupos mantenham o distanciamento social, utilizando máscaras durante o percurso.

As regras para o acesso ao parque são uso de máscara, grupos de no máximo 10 pessoas, incluindo o condutor, manter distanciamento de dois metros de outros visitantes, higienizar as mãos com álcool em gel 70%, em cada parada ou logo após trechos que necessitem utilizar as mãos. Resíduos contaminantes, como máscaras, devem ser embalados e descartados fora do Parque Nacional, seguindo as normas municipais.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Vale do Pati tem previsão de reabertura para dia 15 de março após vistoria da vigilância sanitária

#Chapada: Ibicoara amplia para 150 o número de visitantes por dia ao parque onde fica a Cachoeira do Buracão

#Chapada: Poço Azul deve reabrir para turistas até março depois de fechamento por causa da pandemia de covid

#Chapada: Vídeos mostram espetáculo da Cachoeira da Fumaça por diferentes ângulos; imagens são de guia e morador do Vale do Capão

#Chapada: Vale do Capão é eleito o melhor e mais acolhedor destino de viagem em portal de hospedagem

Parque Nacional da Chapada Diamantina vai receber cadeira adaptada para ecoturismo de programa do governo

#Chapada: Revista internacional destaca a região chapadeira como sugestão de destino para viagens pós-pandemia de covid-19

#Chapada: Cachoeira do Riachinho é reaberta para visitação com protocolo de segurança contra covid

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas