Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: ‘Morcego Branco’ é visto pela primeira vez em parque onde fica a Cachoeira do Buracão no município de Ibicoara

O animal foi visto pela primeira vez no Parque Natural Municipal do Espalhado | FOTO: Montagem do JC/DiCassio |

Não é ‘morcego albino’ é ‘morcego branco’ mesmo. Uma espécie de observação inédita na Chapada Diamantina. A informação foi confirmada ao Jornal da Chapada, nesta quinta-feira (18), por membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, que fica ao sul da região chapadeira, que fizeram parte da expedição que localizou a espécie. O animal foi visto pela primeira vez no Parque Natural Municipal do Espalhado, que abriga a Cachoeira do Buracão – um dos pontos turístico mais procurados.

A imagem difundida mostra que a espécie tem “aparência diferente”. Trata-se de um mamífero voador, o ‘morcego branco’ com características ainda não vistas na unidade de conservação pelos monitores e moradores do entorno do parque. Quem teve o primeiro encontro com o animal foi o chefe do parque, Roberto Nogueira, e foi quem conduziu a equipe técnica até o local onde possivelmente seria encontrado o mamífero.

Segundo o analista ambiental do município, o biólogo Alan Silva Junior, “é provável que o animal seja da espécie Diclidurus albus, com hábito insetívoro, vive solitário, apresenta pelagem branca única, sendo um morcego da família Emballonuridae. Também é conhecido na América Central como ‘morcego fantasma’, do México ao sudeste do Brasil”. Não havia registro ainda na Chapada Diamantina e, mesmo não sendo uma espécie ameaçada de extinção, a observação desse animal é rara e inédita na região.

Em território brasileiro já foi observado na região Amazônica, no Espírito Santo e na Bahia só tem evidência científica na região de Mata Atlântica na Costa do Cacau. A expedição intitulada de ‘Morcego Branco’, além de Alan Silva, contou também com o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Luã Sampaio, o diretor de Fiscalização, Narciso Silva, o subsecretário Cássio Antônio, que também é fotógrafo e registrou o animal. “Agora, iremos incentivar a participação de instituições científicas interessadas no estudo populacional da espécie presente no Parque Natural Municipal do Espalhado em Ibicoara”, completa o analista Alan.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile