Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Itaberaba amplia toque de recolher, segue com imunização contra covid-19 e apresenta 95% de ocupação de UTI

Nas últimas 24h, Itaberaba localizou cinco novos casos de covid-19 | FOTO: Montagem do JC |

Com 255 pessoas com o vírus ativo e taxa de ocupação de leitos de UTI em 95%, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, adere à ampliação do toque de recolher, cumprindo um decreto estadual por causa do aumento de casos de covid-19 na Bahia. A gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) informou, por meio de nota no último domingo (21), a importância da ampliação da medida.

“Por conta da alta ocupação dos leitos de UTI em toda a Bahia, o governo do estado ampliou o toque de recolher. A partir dessa segunda-feira [22], a restrição será das 20h às 5h”, salienta nota. A taxa de ocupação, de acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), chega a 95% dos leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 19 leitos ocupados e um disponível em Itaberaba. Dos 20 leitos clínicos, 30% é a taxa uso, sendo seis ocupados e 14 disponíveis.

Nos casos ativos, o quadro apresenta 255 pessoas que se recuperam da doença infectocontagiosa, 3.674 estão totalmente livres da infecção e o número de óbitos permanece sem alteração com 62 registros. Seguindo o plano de vacinação municipal, do total de 599 vacinas recebidas para a segunda dose da vacina, 334 pessoas foram imunizadas.

Os profissionais de saúde somam 269 e, dos idosos institucionalizados, são 65 já vacinados com a segunda dose contra o novo coronavírus. Todas as 1.973 primeiras doses do imunizante foram aplicadas pelas equipes de saúde de Itaberaba. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), junto a equipe de Vigilância Epidemiológica, atualizou os dados do boletim oficial nesta segunda-feira (22) e cinco novos casos foram confirmados em 24 horas.

Mais de 13 mil testes foram realizados e 548 casos estão sendo monitorados, além dos 293 enquadrados com suspeitos. São 3.991 pessoas confirmadas com o vírus, desde o início da crise sanitária. No mapeamento por localidade, ‘Centro’ continua com o maior número de contaminados e chega a 44 casos. ‘São João’ registra 39 pessoas com covid e, na zona rural, ‘Ipueira’ continua com seis casos, seguido de ‘Salinas’, ‘Cajás’, ‘Travessão’ e ‘Santa Quitéria’ com um caso em cada.

Segundo o governador Rui Costa (PT), o novo toque de recolher terá vigência até o dia 28 e, alertou que poderá ser prorrogado. A prefeitura de Itaberaba salienta a importância da população manter os cuidados para prevenir a contaminação do coronavírus. Higienizar as mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social, em horário permitido de circulação, são fundamentais para combater o covid-19.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas