Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Imagem histórica de balão em Lençóis emociona moradores que lembram do caso em rede social

Em 1997, Lençóis foi cenário para o documentário ‘3 Chapadas e 1 Balão’ | FOTO: Divulgação |

O fotógrafo Túlio Saraiva, morador de Lençóis, na Chapada Diamantina, criou um clima nostálgico nas redes sociais ao postar uma imagem que marcou um momento histórico do município. É que na década de 90, mais precisamente em 1997, Lençóis foi cenário para o documentário ‘3 Chapadas e 1 Balão’.

Esse documentário mostra do alto do balão as exuberâncias da região da Chapada Diamantina. Montanhas, rios, cachoeiras e, acima de tudo isso, a fantasia e o sonho das crianças locais que, na época, contavam os minutos para tentar a sorte na fila e experimentar a sensação de voar no balão.

Os primeiros pilotos a voarem na região chapadeira foram os irmãos Sacha e Sandro Haim, que faziam parte da equipe do documentário. “Meu Deus, só lembro da minha roupa, pois foi a primeira vez que a vesti para subir no balão, mas acabou que a fila estava tão grande que eu acabei não subindo”, comenta uma internauta.

Natal Gouveia, hoje morador da cidade, afirma que “nessa época eu fazia parte da equipe do ‘3 Chapadas e 1 Balão’. Tempos depois voei aí e fui morar em Lençóis”. O sonho de passear entre as nuvens virou realidade para alguns anos depois. Da data da fotografia com Gouveia, que fez outro documentário, dessa vez para o canal ESPN, seguindo para o ano de 2001, em outra reportagem da Rede Bahia. Até o ano de 2012, Natal realizou voos promocionais.

“Parecia uma festa com muita gente na rua, uma fila imensa de crianças. Esse balão foi há uns 20 anos e eu estava lá observando. Muito lindo, nunca tinha visto. Parabéns pela boa lembrança”, completa um outro internauta em postagem do fotógrafo Túlio Saraiva, que mora em Lençóis e é membro de grupo no Facebook.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas