Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Calango-coral é encontrado em Mairi e chama atenção de moradores que não conheciam o animal

Há registro do lagarto, também, em Miguel Calmon e cidades do Recôncavo Baiano | FOTO: Montagem do JC |

Um animal diferente foi visto por moradores de Mairi, na Chapada Diamantina, depois de entrar em uma das casas do bairro da ‘Lapinha’. O animal era semelhante a uma cobra com pernas pequenas e acabou chocando os locais que mataram o pequeno lagarto, na segunda-feira (23). Segundo informações, o animal é um ‘Diploglossus lessonae’, conhecido popularmente como ‘briba’, calango-coral e outros nomes em diferentes regiões.

Há registro do lagarto, também, em Miguel Calmon e cidades do Recôncavo Baiano. “É encontrado em áreas de Caatinga e Mata Atlântica da maioria dos estados do nordeste, é um animal tipicamente brasileiro”, afirma o zoólogo Arielson Protázio, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), de acordo com o Correio24h, que explicou sobre características da espécie.

“Diploglossus lessonae tem como principal característica o hábito semifossorial, portanto, passa grande parte do tempo enterrada ou sob rochas e galhos, o que faz com que seja difícil de ser visualizada pelas pessoas. Além disso, é uma espécie que possui pernas relativamente curtas, característica de algumas linhagens de lagartos, o que comumente faz com que seja confundida com uma serpente”, completa. Jornal da Chapada com informações do Correio 24h.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas