Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Seabra e Jacobina registram 90% de taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da covid

Hospital Regional da Chapada fica em Seabra e atende a outros municípios da região | FOTO: Divulgação |

Seabra, na Chapada Diamantina, e Jacobina, na Chapada Norte, enfrentam, como a maioria dos municípios, um aumento significativo na taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da covid-19. A taxa atualmente, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab-BA) é de 90% em ambos os municípios. Os dados apresentados são do boletim epidemiológico desta quinta-feira (25).

Ainda conforme informações, o Hospital Regional da Chapada (HRC), que fica em Seabra, disponibiliza um total de 30 leitos, sendo 20 leitos clínicos com ocupação de 20%, atualmente, e 10 UTIs adulto que enfrenta 90% de internações. Seabra registra 10 óbitos por complicações da doença e três que ainda estão sob investigação. A gestão ressalta “que o número de casos confirmados entre o município e estado continua divergindo. Porém, a equipe de Vigilância Epidemiológica atualiza diariamente a base estadual”.

Em Jacobina, o boletim epidemiológico do município apresentou, na última quarta-feira (24), 100% de ocupação com pessoas infectadas pelo novo coronavírus. O Hospital Regional Vicentina Goulart disponibiliza 10 leitos de UTIs, nove estão ocupados, conforme os dados da Sesab desta quinta (25). O município chapadeiro acumula 39 mortes em decorrência da covid-19.

O Hospital Regional Vicentina Goulart em Jacobina | FOTO: Alison Notícias |

Outros municípios da região, como Itaberaba e Irecê a taxa ocupação é de 100% e 97%, respectivamente. Diante dos dados, ainda nesta quinta, o govenador Rui Costa (PT), junto com membros da União dos Municípios da Bahia (UPB), optou por uma medida de restrição mais dura, além do ‘toque de recolher’. Todas as atividades consideradas não essenciais estão suspensas neste final de semana, tendo início às 20h de sexta-feira (26) até as 5h de segunda-feira (1º de março).

Na Bahia, foram registrados 100 óbitos, o maior número desde o início da pandemia (veja aqui). Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados nesta quinta. Esse número supera o ocorrido em 24 de agosto, quando foram contabilizados 77 óbitos. O número demonstra o crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. Nas últimas 24h, foram registrados 4.917 casos de covid-19 e 4.021 recuperados. Dos 669.821 casos confirmados desde o início da pandemia, 639.286 já são considerados recuperados e 19.047 estão ativos.

Jornal da Chapada

Leia também

#Bahia: Estado registra 100 mortes por covid e bate recorde com o maior número de óbitos desde o começo da crise

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas