Devido a situação crítica da Bahia, por conta do surto da covid-19, o governador do estado Rui Costa (PT) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), decidiram prorrogar por mais dois dias o decreto que fecha atividades não-essenciais. A decisão foi tomada após reunião no fim da tarde deste domingo (28) e passa a valer em quase todo o estado, ficando de fora a região oeste, norte e nordeste.
“Infelizmente a situação continua muito grave, só nos últimos três dias foram 320 óbitos na Bahia. Apenas no dia de hoje estavam na fila, aguardando pela regulação para um leito de UTI, mais de 190 pessoas. É a pior situação desde o início da pandemia, portanto tomamos uma medida absolutamente necessária, de prorrogar por 48h o funcionamento de apenas atividades essenciais”, afirmou o governador Rui Costa. Estão fora do decreto veiculado neste domingo (28), as regiões Oeste, Norte e Nordeste, onde o índice de ocupação de leitos de UTI é inferior a 80%.
Até as 5h da manhã do dia 3 de março de 2021, é permitido somente o funcionamento dos serviços essenciais, em especial as atividades relacionadas a saúde e comercialização de gêneros alimentícios, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde.
O funcionamento de restaurantes e bares fica restrito à operação de portas fechadas, na modalidade de entrega em domicílio (delivery) até às 24h entre 1º de março até as 05h de 3 de março de 2021. Após este período, o decreto institui que até o dia 8 de março de 2021, restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até às 24h. A comercialização de bebidas alcoólicas está permitida a partir desta segunda-feira (1º).
Fica suspenso o funcionamento do transporte metropolitano aquaviário, como ferry boat e lanchinhas entre 1º de março até as 05h de 3 de março de 2021. Ficam suspensos, ainda, eventos e atividades, em todo o território do Estado da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica, durante o período de 01 de março a 08 de março de 2021.
Ficam vedados, até o dia 8 de março, procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais, nas unidades hospitalares de saúde públicas e privadas do Estado da Bahia. Seguem suspensos, no período de 01 de março até as 5h do dia 03 de março de 2021, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em todo o Estado da Bahia. Ficam suspensas, durante o mesmo período, as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto, observados o § 2º do art. 1º e o art. 2º do Decreto nº 19.528, de 16 de março de 2020.
Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%. Além disso, Rui Costa também prorroga o toque de recolher das (das 20h às 5h) até a próxima segunda-feira (8). “Estamos prorrogando o decreto do toque de recolher de 20h até 5h, valendo até o próximo domingo”, disse o petista fazendo um apelo para que os baianos continuam se precavendo contra a doença. Até este momento, a ocupação de leitos de Unidade de terapia intensiva (UTI) adulto em Salvador é de 85%.
Lotação em Salvador
Conforme o prefeito da cidade, a situação do sistema de saúde na capital piorou bastante. Neste domingo há mais de 60 pacientes aguardando nas UPAS, sendo que desse número, 23 são para leitos de UTI. “Na rede privada, a situação é até pior. Temos o Hospital da Bahia, Hospital Aeroporto, Hospital Santa Isabel e o Hospital Jorge Valente com 100% de ocupação. Hospital Aliança com 98%, Hospital Cárdio Pulmonar com 95%, Hospital Português com 96% e o São Rafael com 94%. Todos esses hospitais tem pacientes nos prontos atendimentos aguardando para ir para os apartamentos”, afirma Bruno Reis em vídeo publicado no Instagram.
Leitos de UTI
“Estamos vivendo o momento mais crítico da pandemia, somente a abertura de leitos não vai resolver. Abrimos na sexta-feira [26] no Hospital Salvador, [que] vai chegar ao todo 40 leitos de UTI e 120 de enfermaria. Iniciamos no sábado as obras do hospital de campanha do Ginásio de Esportes em Itapuã, vamos abrir nesta semana mais uma tenda ao lado da UPA dos barris, se a gente não reduzir a taxa de contágio, infelizmente nós corremos o risco de ter um colapso na saúde”, finaliza o prefeito. Os dados são do site Muita Informação.