Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: MP recomenda que Jacobina cumpra medidas restritivas contra a covid; são 218 pacientes com o vírus ativo

O município chapadeiro acumula até agora 43 mortes pela doença infectocontagiosa | FOTO: Montagem do JC/R3 Guedes |

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da promotora de Justiça Rocío García Matos, recomendou ao município de Jacobina, na Chapada Norte, que acate medidas efetivas para fiscalizar o cumprimento das normas de prevenção à covid na região. Além da proibição do funcionamento de atividades não essenciais até as 5h desta quarta-feira (3), o Decreto Estadual nº 20.259/2021, determina toque de recolher, das 20h às 5h, até o dia 31 deste mês e prevê sanções administrativas em desfavor aos estabelecimentos que não o cumprirem.

Adicionalmente, o documento, recomenda que o município de Jacobina “se abstenha de editar medidas que flexibilizem eventuais normas impostas pelo Estado da Bahia ao Município relacionadas ao combate ao coronavírus”. A cidade apresenta um alto índice de ocupação de leitos de UTI (80%), tanto em redes públicas quanto particulares, “Inclusive no Hospital Regional Vicentina Goulart, que já disponibiliza leitos para a Central de Regulação”, afirma a promotora de Justiça.

O prefeito do município, Tiago Dias (PCdoB), declarou a restrição da circulação de pessoas em espaços e vias públicas entre as 20h e 5h, somente até a próxima segunda-feira (8), limitou o funcionamento de farmácias, restaurantes e supermercados ao atendimento em domicílio; mas não se pronunciou a respeito da prorrogação do toque de recolher recomendado pelo Ministério Público. Os dados foram divulgados através do decreto municipal nº837 publicado na última segunda-feira (1º de março) no Diário Oficial da prefeitura de Jacobina.

O município chapadeiro acumula até agora 43 mortes pela doença infectocontagiosa. Desde o início da pandemia, já registrou 4.496 casos positivos. Desses 4.235 estão curados, 218 estão com o vírus ativo. Outros 97 pacientes aguardam confirmação do resultado de exames. Os dados constam no boletim epidemiológico desta quarta-feira (3), divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau). Trinta e sete novos casos foram localizados em 24h. Jornal da Chapada com informações do MP-BA, da Secretaria Municipal da Saúde e da prefeitura de Jacobina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas