Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitas homenageiam mulheres e lembram de conquistas históricas que refletem diretamente em suas vidas

As prefeitas Ana Medrado, Cibele Carvalho, Guilma Soares e Vanessa Senna | FOTO: Montagem do JC |

Mulheres e gestoras que estão à frente dos municípios da Chapada Diamantina uniram forças nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, e protagonizaram mensagens em apoio a todas as mulheres – fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. As homenagens lembram de conquistas coletivas históricas, como os direitos trabalhistas e ao voto. Sobretudo, o espaço no mercado de trabalho, e, principalmente, lugares de tomadas de decisão. Essas mulheres estão à frente do combate à pandemia do novo coronavírus diariamente e, em paralelo, realizam esforços para trazer mais qualidade de vida para a população.

A prefeita de Nova Redenção, Guilma Soares (PT), não poupou palavras em suas redes sociais para enaltecer a importância da mulher. Seu discurso se inicia com a representatividade singular e materna, Maria, mãe de Jesus, e permeia por temas importantes de conquistas e protagonismo de mulheres que deram vez e voz para tantas outras em diversos setores da sociedade.

“Parabenizar as mulheres que mudaram a história, abrindo o caminho para todas as outras mulheres, as mulheres que, com o seu amor, sabedoria e coragem, edificam seus lares, as mulheres que lutam por um mundo igualitário e sem violência, as trabalhadoras e guerreiras. […] Quero também parabenizar as mulheres governantes, que não se intimidam diante das dificuldades impostas pela pandemia e continuam na luta por mais dignidade e qualidade de vida para o seu povo”, diz a prefeita Guilma.

Já a administradora de Lençóis, Vanessa Senna (PSD), propagou adjetivos que fazem parte do cotidiano de qualquer mulher. “Fortes, competentes, determinadas, carinhosas, batalhadoras, amigas, racionais, amadas, talentosas, emotivas, vencedoras, românticas, belas, inteligentes, cheirosas, estilosas, tímidas, choronas, vibrantes, encantadoras, ousadas, delicadas, sensíveis e corajosas… Nada supera a intensidade do coração de uma mulher! Que hoje seja uma data marcada por respeito, reconhecimento e reflexão”, ressalta.

A chefe do executivo de Rafael Jambeiro, no Piemonte do Paraguaçu, Cibele Carvalho (PT), comemora a data lembrando de processos históricos que simbolizam a luta por importantes pautas como desigualdade salarial, violência e discriminação. A petista gravou um vídeo que registra seu compromisso com a representatividade para outras mulheres. “Nesta data, mais que especial, que significa uma data onde houve muita luta de mulheres com força, resiliência e resistência e coragem. E que lutaram pelos seus direitos”, aponta.

No município de Mucugê, a prefeita Ana Medrado (DEM), a popular ‘Dona Ana’, menciona que a mulher deve ser lembrada todos os dias, por sua coragem no enfrentamento de desafios. “Não é apenas um dia que devemos lembrar delas, são todos os 365. Toda mulher carrega uma história. Seus mais belos traços contam seus desafios superados, carregam na alma sensibilidade e força, pode até não estar no dicionário, mas o sinônimo de mulher é força. Lembramos hoje mais do que nunca, que elas fazem a diferença”, revela ‘Dona Ana’.

A jovem gestora de Morro do Chapéu, Juliana Araújo (PL), ressalta que o lugar da mulher é onde ela quiser e questiona sobre um termo bastante debatido entre a comunidade, a ‘sororidade’. Este termo define o apoio contínuo e mútuo entre as mulheres. “Toda mulher tem o direito de ser o que quiser. Desejo que nesse 8 de março, possamos parar e pensar: Estou ajudando outras mulheres?”. Uma corrente de ajuda é a melhor forma de evoluirmos democraticamente, e garantirmos o direito de todas. Que as meninas possam sonhar, e que o estado garanta o direto desse sonho se realizar”, frisa a prefeita chapadeira.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas