Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Com apoio da ‘Aldir Blanc’, projeto ‘Reis nas Redes’ realiza primeiro encontro de Terno de Reis da região

A iniciativa integra o projeto 'Reis nas Redes' | FOTO: Divulgação |

Para dar continuidade à tradição e contribuir com a permanência dos grupos de reis da Chapada, municípios de Piatã e Abaíra, será realizado no dia 13 de março, no YouTube (Canal Museu Piatã), às 19h, o primeiro Encontro Virtual de Ternos de Reis da Chapada Diamantina. A iniciativa, que integra o projeto ‘Reis nas Redes’, conta com a participação dos grupos de reis das comunidades rurais do Barreiro e Ribeirão do Meio (Piatã) e Ouro Verde (Abaíra), sendo mediado e comentado por Ildimar França, Andrea Alves e Zé Roberto.

A Chapada Diamantina possui significativos números de ternos de reis, que dedicam louvações aos Santos Reis Magos. Quando chega o ciclo natalino, as pessoas se deslocam das Sedes dos municípios e de outros cantos, aos locais onde têm grupos de reisados. Comem, bebem, rezam, dançam, paqueram, teatralizam, em jornadas que levam dias. Há grupos que iniciam entre os dias 23 e 24 de dezembro, indo até dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, portanto, quase um mês de louvação.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura de do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Programa Aldir Blanc Bahia, via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Programa Aldir Blanc Bahia
Criado para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, o Programa Aldir Blanc Bahia (PABB) visa cumprir os incisos I e III da ‘Lei Aldir Blanc’ (Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020) e suas regulamentações federal e estadual. As ações são: a transferência da renda emergencial para os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, e a realização de chamadas públicas e concessão de prêmios.

O PABB tem execução pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, geridas por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura e do Centro de Culturas Populares e Identitárias; e as suas unidades vinculadas: Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundação Pedro Calmon, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural. As informações são de assessoria.

Serviço
I Encontro Virtual de Ternos de Reis da Chapada Diamantina – Projeto Reis nas Redes
Quando: 13 de março, 19h
Onde: Canal do YouTube – Museu Piatã

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas