O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, explicou como vai ocorrer o ano letivo de 2021, ainda impactado pela decorrência da pandemia da covid-19. De acordo com Rodrigues, os materiais didáticos ficarão disponíveis no site da SEC, mas para quem não tem acesso à internet, o material estará disponível nas escolas.
“Os estudantes que têm acesso à internet ou algum equipamento – celular, tablet, computador – na plataforma do site da Secretaria de Educação, têm todos os cadernos orientadores e conteúdos [disponíveis]. Os estudantes que não têm internet ou algum equipamento receberão na escola, de forma programada. Sem fazer aglomeração, a gente planeja e programa a ida do estudante ou da família à escola para acessar esse material”, detalhou.
“Se o estudante não tiver condições ou dificuldade de acesso, faremos parcerias com prefeituras municipais, sindicatos, igrejas, com todo movimento, para que a gente possa ter esse material nas mãos dos estudantes. Ele vai buscar e durante uma semana ele devolve, com orientação, questões respondidas e serão avaliados por isso”, afirmou.
O secretário ainda frisou que a matrículas dos alunos que já pertencem à rede estadual de ensino é realizada automaticamente. Para os novos estudantes, oriundos das redes municipais ou privadas de quaisquer municípios do estado, uma pré-matrícula será realizada na próxima semana e o cadastro definitivo no início do mês de abril.