Os direitos para adaptação audiovisual do livro ‘Torto Arado’, do autor baiano Itamar Vieira, foram adquiridos pela Paranoid e a produção será comandada pelo cineasta Heitor Dhalia, conhecido por sucessos como ‘Serra Pelada’ e ‘O Cheiro do Ralo’.
Segundo o produtor executivo da empresa no Brasil, Pedro Betti, ainda não foi decidido ao certo em que tipo de produção audiovisual a obra será convertida – cinema ou série para streaming.
“No mês de março, vamos entrar no processo de desenvolvimento do produto e verificar em qual plataforma se encaixa o perfil. O que sabemos é que Heitor Dhalia vai comandar o projeto. Ele gostou muito do livro”, informa.
O escritor recebeu com surpresa a notícia. “Eu não participei da negociação, pois os direitos do filme pertencem à editora Leya. Eles que negociaram com a produtora. Mas estou ansioso para ver como tudo vai se realizar”, revela.
A obra de ficção retrata o cotidiano da vida rural no interior da Bahia durante o período da escravidão e marcou a estreia de Itamar Vieira como romancista.
“O campo no Brasil é um espaço anacrônico, onde, em um lado, vive o agronegócio, e no outro vivem as formas de vida tradicional. Essas vidas, como os indígenas, quilombolas ou ribeirinhos, passam por violências, que existe no país e muitas vezes não temos conhecimento desse choque”, conta o escritor. Jornal da Chapada com informações do Correio 24h.