Durante audiência de custódia, na última terça-feira (9), a defesa do ex-prefeito de Serrolândia, município da Chapada Velha, Jaime Franco, de 82 anos, requisitou a conversão da prisão preventiva em prisão domiciliar. Porém, o pedido foi negado e o juiz decidiu mantê-lo preso. Também foi determinado sua transferência para um presídio de Feira de Santana.
O ex-prefeito foi detido também na terça-feira (9), em Salvador, durante a Operação ‘Resguardo’, comandada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). A ação foi em cumprimento a mandado judicial, solicitado pela investigação que está sob a responsabilidade da 16ª Coorpin em Jacobina, na Chapada Norte (veja aqui).
Jaime Franco é acusado de estupro contra duas irmãs de 21 e 23 anos. O pai das jovens, Genivaldo Cruz, acusado de acobertar os abusos mediante favorecimentos, continua foragido. Franco seguia procurado desde que um vídeo começou a circular pela internet. A imagem mostra o idoso sem roupas em uma cama com uma das vítimas, que tem transtorno mental.
Ele ficava ajoelhado de frente para a jovem que mexia em um aparelho. O caso ocorreu no dia 18 de fevereiro e o vídeo começou a circular dois dias depois. Desde então, o ex-prefeito não foi mais encontrado. Vale ressaltar que as vítimas são vulneráveis por terem transtornos mentais e ainda há suspeita que os abusos ocorram desde quando as duas irmãs eram crianças. Jornal da Chapada com informações do Jacobina 24h.