Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Após ter batido porcentagem de vacinação, Lençóis recebe nova remessa de doses de imunizantes contra a covid

O anúncio do falecimento foi comunicado pela prefeitura | FOTO: Divulgação/PML |

O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, bateu os 85% necessários para receber novas doses de vacinas contra a covid-19. Na última segunda-feira (15), uma nova remessa chegou e já começou a ser aplicada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, houve um pequeno atraso na entrega dessa última etapa por causa de Lençóis não ter atingido a porcentagem de vacinação, “por questão de tempo e logística”.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a cidade chapadeira estava inclusa entre os 194 localidades baianas que não bateram a meta de 85% da vacinação dos primeiros lotes enviados e, por esse motivo, não receberam as doses.

A gestão da prefeita Vanessa Senna (PSD) explica que no dia 9 de março, o Governo do Estado realizou uma reunião com a Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) e com os secretários de saúde dos municípios, onde ficou determinado que a Sesab entregasse a sétima remessa de vacinas apenas para os municípios que já tivessem administrado, no mínimo, 85% das doses recebidas.

“Recebemos um remessa ontem [segunda-feira, 15 de março] com 80 doses para início da população de 75 anos e acima. Recebemos uma remessa também no dia 04/03/21 [uma quinta-feira], no turno da tarde, na sexta fizemos a distribuição para as unidades que deram continuidade na vacinação na segunda, dia 08/03. No dia 09/03 saiu por determinação da CIB e CIR que a distribuição seria para os municípios que bateram 85%, por questão de tempo de recebimento e logística tínhamos alcançado 77,6%. Então, não recebemos a remessa do dia 10/03”, pontua a coordenadora de Vigilância do município, Bruna.

Nesta terça-feira (16), após o recebimento dos imunizantes foi iniciada a vacinação da faixa etária de 75 anos ou mais. O processo acontece no domicílio do idoso. Atualmente, o boletim epidemiológico de Lençóis aponta para oito óbitos da doença, sendo 21 casos ativos e 592 curados.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas