Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Combate a incêndio em serra do município de Lençóis continua com apoio aéreo do ‘Bahia Sem Fogo’

O combate continua em Lençóis | FOTO: Paula Fróes/GOVBA |

O incêndio florestal na Serra da Mandassaia, no município de Lençóis, dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina, continua sendo combatido nesta quarta-feira (24). Dados do governo estadual, via Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), confirmam que as chamas foram identificadas na noite da terça-feira (23).

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) formaram equipes que atuam no combate. Bombeiros florestais das bases de Itaberaba e Lençóis, brigadistas do ICMBio e a Brigada Voluntária de Lençóis (BVL) e de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral) estão na linha de frente.

Para realizar o apoio aéreo, a Sema, através do programa ‘Bahia Sem Fogo’, informa que encaminhou duas aeronaves Air Tractor, com capacidade de armazenamento de dois mil litros de água. “O uso das aeronaves reduz o tempo de combate na operação já que o lançamento da água é administrado por um computador que ajusta a descarga nos focos de incêndio, controlando assim as chamas em determinados locais”, aponta nota da Sema.

Além disso, “os aviões facilitam o combate em pontos de difícil e arriscado acesso para os bombeiros militares e brigadistas. Ainda não há informações sobre a extensão do fogo e área atingida”, completa a nota.

Bahia Sem Fogo
Criado em 2010 para tornar mais efetivas as ações de prevenção, combate e monitoramento a incêndios no estado, oferecendo infraestrutura e logística adequadas. O ‘Bahia Sem Fogo’ é coordenado pela Sema, que integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia.

Canais de denúncia
A qualquer sinal de incêndio, a população deve ligar para o 193. As denúncias de queimadas ilegais e outros crimes ambientais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br, diretamente nos balcões do Inema, na sede ou nas Unidades Regionais do órgão.

Leia também

#Chapada: Incêndio próximo à Gruta do Lapão é combatido por equipe de brigadistas voluntários em Lençóis

Sair da versão mobile