O e-book ‘Faces’ é o resultado de um trabalho do fotógrafo Álvaro Villela, que perceber o violento processo de aculturação sofrido pelas comunidades quilombolas e iniciou uma pesquisa sobre o seu cotidiano. Foi essa pesquisa que levou ele a registrar diversos retratos das comunidades quilombolas da Chapada Diamantina.
Villela se mudou por aproximadamente dois meses para as comunidades quilombolas de Barra do Brumado e Bananal, ambos em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Lá, ele teve a grande oportunidade de conviver diariamente com os moradores da região.
Esse projeto oferece uma perspectiva de entendimento sobre as comunidades remanescentes quilombolas e terá um papel importante na quebra de alguns paradigmas de invisibilidade que foram impostos pela cultura colonial ao longo dos anos.
O projeto conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do governo federal.
Os registros do fotógrafo podem ser conferidos através do projeto ‘Faces’ a partir do dia 31 de março. As 43 imagens do e-book serão exibidas por um vídeo no canal do YouTube da produtora Pau Viola.
Jornal da Chapada