Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Aos 144 anos, Itaberaba avança no desenvolvimento e segue firme na luta contra a pandemia

As obras contam com a intervenção direta do prefeito Ricardo e dos representantes João Leão e Cacá Leão (imagem de antes da pandemia) | FOTO: Montagem do JC |

O município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, celebrou seu aniversário de 144 anos nesta sexta-feira (26) sem eventos por conta da pandemia de covid-19. Por outro lado, festeja com a mesma tradicionalidade de sempre – com desenvolvimento na área urbanística, nas áreas da educação, infraestrutura, assistência social e saúde. Como forma de presentear e comemorar com os itaberabense, o prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) inaugurou importantes serviços e equipamentos públicos para a população. O Centro Integrado Administrativo (CIA) de Itaberaba, uma nova sede do Serviço de Atendimento Jurídico (Saji) e o canteiro central da Avenida Lauro Farani de Freitas, estão entre as recentes obras que o município já ganhou.

Ricardo ressalta, em suas redes sociais, que o aniversário não poderia deixar de ser comemorado. “Ainda que não possamos fazer uma grande festa, essas inaugurações são uma forma de presentear a população. Cada uma dessas obras foi realizada para melhorar a vida da nossa gente, então, mesmo de longe, a gente vai celebrar essas importantes conquistas”, ressalta. O gestor chapadeiro aponta também que a melhor forma de celebrar é protegendo a vida de cada cidadão. “Não poderemos celebrar com uma grande festa, como sempre fizemos antes da pandemia, mas, em breve, estaremos juntos novamente, vacinados e prontos para escrever novos capítulos para esta terra, que há 144 anos nos enche de orgulho”, informa após o município ter recebido mais 1.410 doses da vacina contra a covid-19.

O vice-governador João Leão (PP) e o deputado federal Cacá Leão (PP-BA) participaram das cerimônias de inauguração por meio de videoconferência. “Que alegria participar desse evento nesta data tão especial para Itaberaba. Para mim é uma honra estar presente na cerimônia de 144 anos desse município tão importante para a Bahia. Temos trabalhado muito por essa terra, e vamos seguir transformando para melhor a vida do nosso povo. O meu desejo é que Itaberaba brilhe cada vez mais”, salienta o parlamentar Cacá Leão. O vice-governador João Leão também falou sobre a data. “É um prazer participar deste dia de comemorações. Fico muito feliz de fazer parte dessa história e ver Itaberaba avançando e se desenvolvendo cada vez mais. Com certeza, seguiremos trabalhando muito para levar muito mais ações para o povo de Itaberaba”, sintetiza o também secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

A previsão da entrega do equipamento público é para o mês de maio | FOTO: Divulgação/PMI |

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e a luta da gestão no combate à covid-19, o município tem ganhado investimentos significativos. O prefeito progressista anunciou, na última quinta-feira (25), a chegada de uma nova agência do Banco Santander, como opção de investimento e de crédito para os moradores e empresários da região. Vale ressaltar, os R$2 milhões em pavimentações de 15 ruas entre as zonas urbana e rural do município. Além da segunda etapa do recapeamento da ‘Avenida Rui Barbosa’, uma das principais vias do município chapadeiro e as obras de pavimentação no calçamento da rua ‘Renato Medeiros’, no bairro ‘São João’, com o intuito de facilitar a circulação de veículos e pedestres no local.

Investimento na melhora da iluminação pública, visando reduzir o consumo de energia. No processo de modernização do sistema de iluminação pública, foram trocadas as lâmpadas convencionais por luminárias com tecnologia LED. Reconstrução da BA-046 – trecho que interliga os municípios de Itaberaba e Iaçu. A obra atende uma reivindicação antiga dos motoristas por conta das péssimas condições de segurança da estrada estadual. Na área da educação, o município ganhará mais uma construção de uma unidade escolar no povoado de ‘Alagoas’, para atender a estudantes que moram nas proximidades da comunidade. A unidade contará com a mesma qualidade da rede de ensino, com três salas amplas e climatizadas, sendo duas salas de aula e uma sala multiuso, além do parque infantil.

Hoje a comemoração do aniversário da nossa cidade foi diferente: sem abraço e sem festa, mas com grandes conquistas para…

Publicado por Ricardo Mascarenhas em Sexta-feira, 26 de março de 2021

Na área da saúde, Itaberaba tem se empenhado para manter segura a vida de seus munícipes e, portanto, a gestão não mede esforços com medidas, protocolos e aquisição de vacinas. São mais de 6.800 doses aplicadas. Após muitos anos, a população terá novamente um serviço importante de saúde. Além da entrega da Policlínica Regional de Itaberaba, as obras de reforma do Hospital Regional de Itaberaba (HRI) estão a todo vapor. O HRI encontra-se fechado há mais de 12 anos e a sua reforma está sendo realizada pela gestão do prefeito.

“Itaberaba chega aos seus 144 anos olhando para o passado com gratidão, mas inquieta e ousada, chamando alto por um futuro de progresso e muito trabalho. Queremos comemorar todos os dias uma cidade que avança, que valoriza o seu povo, que oferece oportunidades, acolhe e que encontra aqui o caminho de um futuro promissor e feliz. Hoje nossa cidade celebra mais um capítulo na sua história e na vida de cada cidadão dessa terra”, completa o prefeito Ricardo Mascarenhas.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas