Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: PT minimiza pesquisa e Wagner evita comentar liderança de ACM Neto na corrida pelo governo

O senador Jaques Wagner e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto | FOTO: Divulgação |

O presidente do PT baiano, Éden Valadares, minimizou o levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, que apontou a liderança do ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, na disputa pelo governo da Bahia em 2022. Já o senador Jaques Wagner (PT), que apareceu em segundo lugar, evitou comentar a consulta eleitoral.

Por meio da assessoria de imprensa, Wagner afirmou que “está focado em trabalhar por mais vacinas, por aumentar o valor do auxílio emergencial para R$600 e para garantir empregos. Sobre pesquisas, ele não as comenta desde 2006”. Já Éden Valadares, que já foi assessor de Wagner, afirmou que a eleição está distante e que a pesquisa neste momento “não serve para nada”.

“Na Bahia existem dois tipos de grupos políticos: quem comemora pesquisa, e quem festeja resultado. 2006 e 2014 são os maiores exemplos. Mas veja, pesquisa tão distante das eleições não serve para nada, apenas para quem sofre de ansiedade eleitoral. O foco do senador Wagner, do governador Rui e do PT como um todo está no combate à pandemia, garantir vacina e cuidar da vida do povo baiano”, afirmou, em entrevista à Tribuna.

Questionado se Wagner pretende intensificar a pré-campanha política já que foi vacinado contra a covid-19 nesta semana, Éden afirmou que o senador está focado no combate à pandemia. “Não. Wagner tomou a primeira dose, apenas. Ainda não está imunizado. E o foco dele está na vacina e na proteção social da população, por exemplo, na sua luta no Senado pela volta do auxílio emergencial de R$600”, declarou.

De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, 49,3% dos eleitores baianos disseram ter a intenção de votar em ACM Neto, já 21,4% votariam em Wagner. Na sequência aparecem o senador Otto Alencar (PSD), com 3,9%, Doutora Raissa (PSL), também com 3,9%, o vice-governador João Leão (PP), com 2,5%, além dos vereadores Alexandre Aleluia (DEM), com 0,6%, e Marcos Mendes (PSOL), com 0,5%. Nulos e brancos somam 12,5% e 5,3% não sabem ou não responderam.

A pesquisa, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2%, entrevistou por telefone 2002 eleitores em 186 municípios de todas as regiões do estado. O levantamento foi feito entre os dias 20 e 24 de março. Em um cenário sem as presenças de João Leão e Alexandre Aleluia, ACM Neto tem 51,9% das intenções de voto, contra 24,2% de Wagner, 4,2% de Raissa Soares e 0,8% de Marcos Mendes. Quando os nomes são apenas o do ex-prefeito e o do senador, configurando um eventual segundo turno, o democrata figura com 56,5% contra 25,8% do petista. Da Tribuna da Bahia.

Leia também

#Bahia: Pesquisa aponta liderança de ACM Neto no primeiro levantamento para as eleições ao governo em 2022

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas