Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: PM morto em Salvador após possível surto psicótico é enterrado no município de Itabuna

Todos que estiveram no sepultamento entoavam palavras de ordem | FOTO: Montagem do JC |

O policial militar, Wesley Soares Góes, de 38 anos, morto após atirar contra os policiais militares, durante um possível surto psicótico, em Salvador, foi enterrado na tarde desta segunda-feira (29) em Itabuna, no sul da Bahia. A avenida do Cinquentenário, principal área comercial de Itabuna, ficou repleta de familiares, amigos e policiais de Wesley, que fizeram uma manifestação em torno da morte.

Todos eles entoavam palavras de ordem. O bairro Mangabinha, em Itabuna, onde ele morava também recebeu protestos e homenagem ao PM. No enterro, no cemitério Campo Santo, em Itabuna, amigos, familiares e centenas de policiais participaram. Além disso, os amigos policiais que carregaram o caixão para o momento da despedida do PM.

Com muitos aplausos e homenagem com fogos de artifício, o corpo de Wesley foi enterrado, pouco depois das 17h. Ainda na segunda-feira (29), em Itacaré, cidade em que ele era lotado, aproximadamente 200 policiais realizaram uma homenagem ao PM.

Pronunciamento do Governador do EstadoO governador da Bahia, Rui Costa, divulgou um vídeo nesta segunda-feira (29), lamentando a morte do PM. “Quero lamentar profundamente o fato ocorrido neste domingo e, ao mesmo tempo, demonstrar meus sentimentos e solidariedade com a família do policial envolvido, mas também quero estender minha solidariedade a todos os policiais que participaram daquela operação. Todos que participaram merecem aqui o nosso reconhecimento porque colocaram sua própria vida em risco”, afirmou o governador.

Ele aproveitou para citar também as fake news contra políticos que estão acontecendo. “O Brasil vive um ambiente de difusão do ódio, da mentira e da calúnia desde 2018. A cada dia que passa, a situação se agrava ainda mais. O final de semana inteiro foi de ataque, não só ao governador da Bahia, mas a vários governadores e prefeitos do país inteiro. Se alguém acha que vai nos intimidar distribuindo mentiras, calúnia, difamação, está muito enganado”.

Vacinação para policiais
Rui, ainda no vídeo, ressaltou que está lutando para conseguir vacinar os policiais e trabalhadores da educação. “Continuaremos lutando, dia após dia, por mais vacinas para os policiais militares e civis, guardas municipais, trabalhadores da educação. Vamos continuar trabalhando pela paz em nosso país, pelo desenvolvimento, pela harmonia, pelo respeito à lei e à constituição brasileira”, disse.

Fundação Palmares
O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, declarou nesta segunda-feira (29) que Wesley Goés poderá entrar para a lista de homenagens da entidade. “O nome do PM Wesley Góes poderá ser incluído na lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares caso atenda aos critérios da portaria 189/2020. As palavras dele, antes de ser baleado, expressam a indignação dos trabalhadores brasileiros ante a truculência e o autoritarismo”, disse Camargo, em seu Twitter.

Entenda o caso
O policial, lotado em Itacaré, foi até a companhia no domingo (28) buscou um fuzil e seguiu até o Farol da Barra, em Salvador. Como os policiais já tinham percebido que ele estava descontrolado, o seguiram. No local, Góes saiu do carro, disparou algumas vezes para o alto e gritou palavras de ordem. Ele estava com o rosto pintado de verde e amarelo.

A polícia imediatamente isolou o local e iniciou a negociação, que obteve duração de mais de quatro horas. Familiares do soldado foram chamados para ajudar. Durante a negociação, Góes arremessou bicicletas de banhistas e atirou isopores de ambulantes no mar. Ele chegou a empurrar motos de PMs e uma viatura.

Por volta das 18h30 ele atirou, ao menos 10 vezes contra o Bope, segundo o G1. A polícia revidou e baleou o soldado. Ele chegou a ser encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu. Jornal da Chapada com informações do G1.

Familiares e amigos acompanharam o enterro do policial | FOTO: Divulgação |

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas