Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Incêndio é debelado em menos de 10 horas por brigada voluntária no município de Mulungu do Morro

 O incêndio foi debelado em menos de 10 horas pela brigada 'Anjos da Chapada' | FOTO: Divulgação/'Anjos da Chapada' |

Na madrugada da última segunda-feira (29), a brigada voluntária ‘Anjos da Chapada’, do munícipio de Seabra, na Chapada Diamantina, debelou um incêndio de grande magnitude em menos de 10 horas. O incêndio atingiu as margens de uma importante avenida conhecida como ’13 de Junho’, que liga o munícipio de Mulungu do Morro ao distrito de Canudos. A brigada foi acionada pela prefeitura, que prestou apoio aos voluntários atendendo solicitações.

“Vegetação de sisal, com muitos pés de quiabento. É combate muito difícil, o acesso em meio aos espinhos era quase impossível. Os voluntários usaram seus equipamentos para abrir acesso, como roçadeira, foice, facão, motosserra e soprador de folhas. Assim, o combate foi rapidamente controlado em 10 horas de trabalho”, declara Luana Soares, secretária da brigada. O grupo iniciou o combate na região às 2h30 da madrugada e extinguiu todos os focos às 10h10 da manhã.

Como o incêndio foi completamente debelado, não houve a necessidade um monitoramento na região. “A rapidez do grupo em atender ao chamado e da prefeitura, providenciando todas as solicitações, foi fundamental para que o fogo não se alastrasse, o que poderia gerar danos aos cultivos sisaleiros do local, prejudicando as famílias que vivem da atividade”, sinaliza a prefeitura de Mulungu do Morro, por meio de uma nota oficial.

Campanha de apoio à brigada 
Composta por voluntários, a brigada ‘Anjos da Chapada’ depende de doações para continuar prestando o atendimento às comunidades dos municípios chapadeiros. Por conta disso, uma campanha de arrecadação está sendo compartilhada nas redes sociais do grupo para arrecadarem fundos destinados à manutenção das ambulâncias e equipamentos.


 
As doações podem ser realizadas através do Pix (75) 99945–5225 ou pela Caixa Econômica Federal, Agência: 3205, Operação 013, Conta Poupança: 00024934-2, em nome da Associação Comunitária e Beneficente de Serviços Sociais e voluntários Anjos da Chapada Diamantina.
 
Jornal da Chapada

1 / 10

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas