Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Vida e obra do baiano Walter da Silveira serão transformados em um acervo digital em website

O site contará com o acervo pessoal de imagens, audiovisuais e cartas do baiano Walter da Silveira | FOTO: Divulgação |

Obras do acervo pessoal de um dos mais importantes críticos do cinema brasileiro, o baiano Walter da Silveira, estará disponível gratuitamente a partir do dia 10 de abril, através do lançamento do website walterdasilveira.com.br. O projeto nasceu com o proposito fazer do site uma fonte de referência para iniciantes e iniciados na cultura audiovisual reunindo em uma plataforma digital a obra pessoal do crítico de cinema, que também era professor, historiador, cineclubista, ensaísta, advogado.

O site contará com materiais raros, selecionados minuciosamente por uma equipe mergulhou no acervo de Silveira e catalogou, restaurou e digitalizou 355 imagens, entre fotos de filmes e do arquivo pessoal, além de 98 correspondências. Depoimentos de personalidades do cinema brasileiros, destacando a importância de Walter da Silveira, também estarão disponíveis no site, dentre eles, Antonio Pitanga, Orlando Senna e Roque Araujo.

O crítico de cinema Walter da Silveira | FOTO: Divulgação |

O projeto é idealizado por Cyntia Nogueira, autora do livro Walter da Silveira e o Cinema Brasileiro e doutora em Artes e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O historiador e doutor em Cinema, Adilson Mendes é o pesquisador responsável pelo projeto. E na coordenação está a museóloga Renata Ramos, atuante na área de conservação e restauração documental e responsável pelo Museu da Associação Baiana de Imprensa (ABI).

“As peças são muito importantes para a história da Bahia e para o cinema baiano e brasileiro. E foi isso o que nos motivou trabalhar esse material. Poucas pessoas na Bahia conhecem Walter da Silveira como um dos especialistas do cinema brasileiro e, principalmente, do cinema baiano. Nosso ganho é a divulgação dessa documentação, que é muito importante para a sociedade como um todo. Walter é conhecido internacionalmente, mas nem todos os jovens pesquisadores do cinema tem essa referência dele como um dos principais críticos”, ressalta Renata Ramos.

O lançamento oficial do site Walter da Silveira, tem como apoio financeiro o Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) via Aldir Blanc, no qual acontecerá no próximo dia 10 de abril, às 19h, e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da ABI, entidade que possui a salvaguarda do acervo físico do crítico de cinema.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas