Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Entenda o crime cometido pelos envolvidos no caso de vacinação clandestina em Belo Horizonte

Vacina tomada ilegalmente por empresários de BH era soro | FOTO: Divulgação |

Na semana passada, o caso de um grupo de empresários que teriam tomado a vacina ilegalmente em Belo Horizonte, em Minas Gerais ganhou as manchetes de todo o país. O que as pessoas não contavam – inclusive os golpistas – era que o imunizante não passava de, na verdade, soro fisiológico, segundo revelou laudo pericial. Além da hipótese da vacina falsa, a Polícia Federal (PF) trabalha com as linhas de investigação que apuram se as doses foram importadas ilegalmente ou desviadas do Ministério da Saúde.

Como forma de qualificar o debate sobre a questão, Ricardo Prado, procurador aposentado que trabalhou no Ministério Público de São Paulo por 35 anos e presidente do Ministério Público Democrático (MPD), diz que furar a fila da vacina pode caracterizar crime dada a relevância da situação da pandemia, desde que feito dolosamente, isto é, intencionalmente. Porém, Prado aponta que a situação é nova e ainda estará sujeita a interpretação dos órgãos públicos envolvidos na apuração e punição das infrações, especialmente Ministério Público e Poder Judiciário.

“As pessoas, usuárias do serviço público de saúde, em geral, não sabem qual a sua ordem na fila, e na maioria das vezes, não têm condição de saber se a fila está sendo respeitada ou não. A situação é muito diferente para os servidores públicos; e, também, para os particulares que venham a trabalhar na vacinação, pois, serão equiparados aos servidores durante o serviço (artigo 327 do Código Penal). Estas pessoas, seguramente, cometem o crime de prevaricação, se desobedecerem a ordem estabelecida para a vacinação. O artigo 319 do CP (Código Penal) pune a prática de ato contra expressa disposição da lei visando satisfazer interesse ou sentimento pessoal”, diz.

Segundo informações da PF, a cuidadora de idosos suspeita de vacinar os empresários e se passar por enfermeira, tem passagem por furto e teria comercializado doses para outras pessoas. Os irmãos Robson e Rômulo Lessa, apontados como os articuladores na compra da vacina clandestina, admitiram ter obtido os supostos imunizantes de forma ilegal.

Cenário da covid no Brasil
Com a chegada da vacinação em massa em 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que a pior fase da pandemia fosse ser vencida e que, consequentemente, o covid-19 iria deixar de ser uma doença causadora de tantas mortes e tantos casos graves. Mas sem controle do coronavírus, o Brasil se tornou um “laboratório” de novas cepas do vírus e a vacinação no país é marcada por falta de imunizantes, lentidão na aplicação de doses disponíveis e, o pior de tudo, vacinas falsas. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas