A Cachoeira da Fumacinha, no município de Ibicoara, sul da Chapada Diamantina, e seu imenso volume de água impressiona visitantes e moradores da região. Em registro postado por um internauta, na última quarta-feira (7), seguidores exaltaram a beleza da região chapadeira, através de comentários como “fantástico” e “obrigado, Mãe Natureza”.
A trilha até o local envolve uma caminhada que dura aproximadamente oito horas, sendo contabilizado o tempo de ida e volta, ao longo do leito do rio, atravessando cânions, lagos e cachoeiras, passando por rocha escorregadias. Na ocasião, é possível contemplar a sua queda d’ água de 100 metros e a vasta biodiversidade.
São duas trilhas diferentes, no qual a rota pode ser feita por baixo, a saída é a partir de Ibicoara. Enquanto que por cima, a partir de Mucugê, a vista da cachoeira é diferente e pode ser acessada descendo por uma fenda em seu paredão rochoso.
Os guias recomendam preparos com os equipamentos adequados, comida e água para se abastecer, uma vez que o percurso é longo e exige resistência física. No entanto, nenhum desses desafios são fortes critérios para deixar de ir nesse local que impressiona e é uma das principais indicações ao se visitar a Chapada.
Nesse período de pandemia de covid-19, o agendamento tornou-se necessário para visitações na região, principalmente para acessar o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A plataforma Janoo, de agendamento prévio das visitas contribui para diminuição da aglomeração e ajuda no controle do fluxo de visitantes.
No site, é possível realizar a marcação para a visita da Cachoeira da Fumacinha, seja pelo roteiro de cima ou de baixo, e inclusive identificar quais datas o atrativo está sendo mais procurado, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus.
Jornal da Chapada
Leia também
https://jornaldachapada.com.br/2021/04/07/chapada-parque-nacional-e-reaberto-para-visitacao-e-icmbio-reforca-importancia-de-agendamento-e-de-seguranca/