CidadesCuriosidadesEsportesMenu Principal
Trending

#Chapada: Vídeo exibe cenário impressionante da Cachoeira da Fumacinha que tira o fôlego dos visitantes

As imagens postadas por internauta recebe comentários exaltando beleza da região; a trilha envolve preparo físico, mas beleza contemplada compensa todo trajeto.

A Cachoeira da Fumacinha, no município de Ibicoara, sul da Chapada Diamantina, e seu imenso volume de água impressiona visitantes e moradores da região. Em registro postado por um internauta, na última quarta-feira (7), seguidores exaltaram a beleza da região chapadeira, através de comentários como “fantástico” e “obrigado, Mãe Natureza”.

A trilha até o local envolve uma caminhada que dura aproximadamente oito horas, sendo contabilizado o tempo de ida e volta, ao longo do leito do rio, atravessando cânions, lagos e cachoeiras, passando por rocha escorregadias. Na ocasião, é possível contemplar a sua queda d’ água de 100 metros e a vasta biodiversidade.

São duas trilhas diferentes, no qual a rota pode ser feita por baixo, a saída é a partir de Ibicoara. Enquanto que por cima, a partir de Mucugê, a vista da cachoeira é diferente e pode ser acessada descendo por uma fenda em seu paredão rochoso.

Os guias recomendam preparos com os equipamentos adequados, comida e água para se abastecer, uma vez que o percurso é longo e exige resistência física. No entanto, nenhum desses desafios são fortes critérios para deixar de ir nesse local que impressiona e é uma das principais indicações ao se visitar a Chapada.

Nesse período de pandemia de covid-19, o agendamento tornou-se necessário para visitações na região, principalmente para acessar o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A plataforma Janoo, de agendamento prévio das visitas contribui para diminuição da aglomeração e ajuda no controle do fluxo de visitantes.

No site, é possível realizar a marcação para a visita da Cachoeira da Fumacinha, seja pelo roteiro de cima ou de baixo, e inclusive identificar quais datas o atrativo está sendo mais procurado, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Parque Nacional é reaberto para visitação e ICMBio reforça importância de agendamento e de segurança

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios