Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Piatã recebe três capacetes de ventilação não-invasiva para o tratamento de pacientes com covid-19

O 'Capacete Helmet' reduz a chance do paciente precisar ser intubado | FOTO: Divulgação/Ascom Piatã |

Três unidades de um equipamento de ventilação não-invasiva (VNI), conhecido como ‘Capacete Helmet’, chegaram ao município de Piatã, na Chapada Diamantina, nesta segunda-feira (19). Os equipamentos foram adquiridos pela prefeitura com recursos próprios. Os capacetes serão destinados ao Hospital Municipal Doutor Hélio Macedo Araújo e ajudarão pacientes do município no tratamento contra a covid-19.
 
De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, o ‘Capacete Helmet’ geralmente é utilizado em casos de pacientes com problemas respiratórios em decorrência da covid-19. Sua estrutura em formato de capacete possibilita ao paciente uma circulação positiva no fluxo de oxigênio para evitar a necessidade de um procedimento mais invasivo para intubar o paciente.


 
Em alguns casos esse equipamento é responsável pela alta precoce do paciente. Para o prefeito Marcos Paulo (PDT), a aquisição dos capacetes reforça a luta contra o novo coronavírus na região. Ele também ressalta a importância do, que ao ser acoplado à ventilação será utilizado para auxiliar os pacientes com dificuldade respiratória.

“O equipamento é utilizado para auxiliar pacientes com dificuldade respiratória, e além de ajudar a prevenir a intubação diminui as chances de contaminação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à covid-19, já que o equipamento é vedado”, sintetiza Marcos Paulo ao lado do secretário de Saúde, Igor Teles.

Esse capacete é constituído em sua maioria por PVC atóxico, com uma membrana de vedação do pescoço devido a sua produção com látex ou silicone, o que gera um maior conforto e flexibilidade para que seja ajustado de acordo com cada paciente.
 
Jornal da Chapada
 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas