Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Vale do Pati é reaberto parcialmente para visitantes com uma série de restrições contra a covid-19

As casas de apoio da região deverão ser agendadas com no mínimo uma semana de antecedência | FOTO: Divulgação/Caiã Pires |

 
Os amantes do Vale do Pati, localizada no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna), já podem realizar suas reservas para uma das casas de hospedagem na comunidade. É que a partir desta segunda-feira (19), o local foi reaberto parcial para o turismo. Os atrativos para visitantes já estão na agenda virtual com disponibilidade de reservas já para a próxima segunda-feira, 26 de abril. A reabertura segue uma série de restrições para conter o avanço da covid-19 na Bahia.
 
Assim como os outros atrativos da região chapadeira, todas as atividades realizadas no Vale do Pati também precisarão de um agendamento prévio no site ‘Janoo’, no qual é possível identificar quais são os atrativos que estão disponíveis para visitação no Parque Nacional e se informar a respeito dos protocolos sanitários, normas ambientais. O agendamento é necessário para evitar aglomerações e criar dados sobre a visitação na região.
 
Segundo informações divulgadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através dos perfis oficiais do Parna Chapada Diamantina, até o momento, apenas sete casas de apoio ao turismo foram adaptadas de acordo com os protocolos sanitários de combate à covid-19 e estão aptas para receber turistas. Apenas 50% da capacidade total da casa de hospedagem será permitido, na qual a reserva precisará ser realizada com no mínimo uma semana de antecedência via WhatsApp.
 
Acampamentos só serão permitidos para condutores de visitantes nas áreas de campings das casas de apoio, devido ao fato de que não será possível o compartilhamento de dormitórios com condutores de grupos diferentes. Essa medida de restrição tem como propósito reduzir o fluxo turístico durante a abertura gradual, o que diminuirá o quantitativo de visitações.    
 
Em razão da pandemia, os atrativos do Vale do Pati que estiveram fechados há mais de um ano precisaram de novas normas para a visitação. Com isso, o ICMBio, a Associação Comunitária do Vale do Pati e as prefeituras de Andaraí e Mucugê, realizarão nesta terça-feira (20), às 17h, uma ‘live’ no canal do YouTube da TV Uneb – Seabra. No encontro virtual, as autoridades vão dialogar a reabertura parcial dos atrativos do Vale do Pati, no intuito de sanear as dúvidas da população e dos turistas sobre as novas normas de visitação.

1 / 30

 
Comunidade tradicional do Vale do Pati 
O Vale do Pati é famoso mundialmente pela beleza de suas cachoeiras, piscinas naturais, mirantes e vegetação nativa da Mata Atlântica. Dente os seus atrativos, está a trilha do Vale que é considerada uma das mais bonitas da América do Sul. Outras trilhas como a do Mirante Pati, no Cachoeirão e na Cachoeira do Funil também estão entre as mais famosas da região.
 
Com o trekking considerado um do mais belos do Brasil, o Vale do Pati é um dos roteiros mais procurados por viajantes de todo o mundo que desejam uma imersão mais profunda e o contato mais direto com a biodiversidade da Chapada Diamantina. Além de linda, região do Pati trás em si diversos desafios.

Os roteiros mais comuns seguem percursos entre três e cinco dias, o trekking tem de 15 km a 25 km de caminhada por dia. Não há estradas no vale, com isso todo o transporte da região é a pé ou com a ajuda de animais, como éguas e burros, utilizados pela população local no transporte de cargas.
 
Jornal da Chapada
 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas