Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Ibiquera não tem casos ativos de covid e continua com ações de conscientização contra a doença

A equipe de saúde monitorou a temperatura e distribuiu máscaras para os feirantes | FOTO: Montagem do JC/PMI |

Com casos ativos zerados de covid-19, a prefeitura de Ibiquera, na Chapada Diamantina, segue com ações para conscientizar a população sobre os cuidados e medidas restritivas importantes para evitar o contágio. Foi assim durante o final de semana, no último sábado (17), onde a população foi alertada sobre os riscos do cenário atual da crise sanitária.

Os trabalhadores da feira livre do município foram informados pelas equipes de saúde sobre os cuidados que eles precisam adotar para evitar contaminação. Essa ação foi promovida pela titular de Saúde, Janai Mota, e levou informações e conscientização aos feirantes e à população em geral, sobre os cuidados necessários para a prevenção.

Quem participou da atividade foi o prefeito Ivan Almeida (PP), que teve o apoio da coordenadora de Atenção Básica, Rafaela Queiroz, e das enfermeiras Danusa Pinto, do PSF Zona Rural, e Débora Fraga, do PSF Centro. “É fundamental mantermos a população informada a respeito das medidas restritivas e sobre o que pode evitar o contágio. Isso dará segurança e ajudará a diminuir os casos na nossa região”, descreve o prefeito.

Durante a atividade, a equipe de saúde monitorou a temperatura corporal da população e realizou a distribuição de máscaras. Também foi reforçado a importância de seguir os protocolos de biossegurança, lembrando de sempre usar corretamente a máscara, higienização das mãos e manter distanciamento social seguro.

Dados pandêmicos
Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Saúde através do boletim epidemiológico desta terça-feira (20), nenhum caso ativo foi identificado nas últimas 24 horas em Ibiquera. A região tem apenas três casos suspeitos e seis casos sendo monitorados em isolamento social. Ou seja, sem casos ativos da doença infectocontagiosa.

Ao todo, 124 pessoas testaram positivo para a covid-19 no município chapadeiro, no entanto, 119 já estão curadas e cinco pessoas não resistiram às complicações causadas pela doença e morreram. Ibiquera totalizou 147 casos descartados desde o início do monitoramento.

Os dados também apontaram que 271 pessoas foram testadas no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), sendo que 160 foram testaram negativo e apenas 107 positivo. Já em relação aos exames realizados por teste rápido, 267 pessoas foram testadas e 255 tiveram resultados negativos e 11 positivos. Apenas três exames sorológicos foram realizados no município, dois negativos e um positivo.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas