Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Sebrae contribui para retomada do turismo no Vale do Pati; região estava fechada há mais de um ano

Na travessia turistas contemplam atrativos naturais e interagem com comunidade da região | FOTO: Reprodução/Zan Mídia Aérea |

O Vale do Pati, considerado um dos paraísos da região da Chapada Diamantina, foi reaberto parcialmente para a atividade turística depois de praticamente um ano fechado por conta das restrições impostas pela pandemia de covid-19. Com isso, o Sebrae Bahia começou a desenvolver uma ação estratégica para apoiar a retomada da atividade no destino. O local, que fica no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina (Parna), foi reaberto para o turismo na última segunda-feira (19), com disponibilidade de reservar para a próxima segunda (26).

A reabertura segue as medidas sanitárias impostas pelas autoridades de saúde. A iniciativa está incluída no projeto Revigora Chapada Diamantina, que tem o intuito de contribuir para o desenvolvimento de um novo cenário para as empresas dos segmentos de meios de hospedagem, alimentos e bebidas (bares, restaurantes e similares), atrativos privados e agências de receptivo da região. Além disso, a empresa tem como objetivo proporcionar uma adequação dos empreendimentos, tendo em vista as novas tendências do mercado turístico e o perfil do consumidor atual.

Segundo a analista do Sebrae em Irecê, Michelle Nonato, a proposta no Vale do Pati é roteirizar, e classificar os percursos, além de desenvolver uma política de vendas, formatar o processo do processo comercial, institucional e de comunicação. “O projeto vai levar também orientações quanto à implementação dos protocolos de biossegurança”, acrescenta.

Ainda conforme a analista, a ação estratégica compõe um planejamento macro, e inclui a presença de atores como a Associação Comunitária do Pati (Ascopa), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), e as prefeituras de Mucugê e Andaraí. O projeto vai contemplar casas do Vale do Pati que prestam serviços de hospedagem, agências de receptivo, e condutores de visitantes, principalmente em Lençóis, Palmeiras, Mucugê, Andaraí, Rio de Contas e Piatã, municípios da Chapada Diamantina.

1 / 27

Retomada
Segundo informações divulgadas pelo ICMBio, apenas sete casas de apoio ao turismo foram adaptadas de acordo com os protocolos sanitários de combate à covid-19 e estão aptas para receber turistas, até este momento. Além disso, apenas 50% da capacidade total da casa de hospedagem será permitido. Em razão da pandemia de covid-19, os atrativos do Vale do Pati estiveram fechados há mais de um ano para a visitação.

Travessia
A travessia do Vale do Pati é considerada uma caminhada de longo curso, que dura em média entre três e oito dias, no qual os turistas além de contemplar os atrativos naturais como mirantes, poços e cachoeiras, também interagem com a comunidade da região, pois passam as noites em suas casas, ao longo do percurso.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: Vale do Pati é reaberto parcialmente para visitantes com uma série de restrições contra a covid-19

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas