Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Movimento da região chapadeira lança campanha para criação do Dia Estadual dos Rios na Bahia

Trecho do Rio Paraguaçu no município de Nova Redenção | FOTO: Jornal da Chapada |

O movimento ‘SOS Águas da Chapada Diamantina’ lançou uma campanha para criação do Dia Estadual dos Rios da Bahia. A intenção é despertar a cidadania para a necessidade de lutar contra a ameaça iminente de escassez hídrica com consequências imprevisíveis.

O bispo da Igreja Católica dom Luiz Cappio e a Associação Junta Independente Voluntária Ambiental (Jiva) fortaleceram a reivindicação ao reativar o abaixo-assinado lançado junto a um vídeo de divulgação, que pode ser conferido nesta publicação.

Denunciam os proponentes da lista o uso indiscriminado da água de melhor qualidade, por parte de grandes conglomerados empresariais, constituindo ameaça para preservação das nascentes.

Depois de disseminada por todas as regiões do estado, utilizando-se as novas tecnologias, a campanha tem previsão de chegar no próximo mês à Assembleia Legislativa da Bahia e ao gabinete do governador.

Sede do movimento, a Chapada Diamantina é a região onde brotam os mananciais de maior qualidade e alcance para a Bahia, embora este abastecimento venha sendo afetado, ano após ano, devido às mudanças climáticas provocadas pelos efeitos do modelo econômico.

Apesar desta característica tão especial, ainda há muita luta pela frente, não só na Chapada, mas em todas as regiões do estado, para se alcançar o índice previsto por lei, de 99% das casas atendidas com rede de água e esgotos, conforme meta estabelecida.

A mobilização de recursos tem à frente as professoras Gislene Moreira e Marjorie Nolasco, a arquiteta e bióloga Angela Leony e a turismóloga e especialista em gestão ambiental Sirlene Rosa de Souza. As informações são do jornal A Tarde.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas