CidadesCulturaCuriosidadesMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Movimento da região chapadeira lança campanha para criação do Dia Estadual dos Rios na Bahia

O bispo da Igreja Católica dom Luiz Cappio e a Associação Junta Independente Voluntária Ambiental (Jiva) fortaleceram a reivindicação ao reativar o abaixo-assinado lançado junto a um vídeo de divulgação.

O movimento ‘SOS Águas da Chapada Diamantina’ lançou uma campanha para criação do Dia Estadual dos Rios da Bahia. A intenção é despertar a cidadania para a necessidade de lutar contra a ameaça iminente de escassez hídrica com consequências imprevisíveis.

O bispo da Igreja Católica dom Luiz Cappio e a Associação Junta Independente Voluntária Ambiental (Jiva) fortaleceram a reivindicação ao reativar o abaixo-assinado lançado junto a um vídeo de divulgação, que pode ser conferido nesta publicação.

Denunciam os proponentes da lista o uso indiscriminado da água de melhor qualidade, por parte de grandes conglomerados empresariais, constituindo ameaça para preservação das nascentes.

Depois de disseminada por todas as regiões do estado, utilizando-se as novas tecnologias, a campanha tem previsão de chegar no próximo mês à Assembleia Legislativa da Bahia e ao gabinete do governador.

Sede do movimento, a Chapada Diamantina é a região onde brotam os mananciais de maior qualidade e alcance para a Bahia, embora este abastecimento venha sendo afetado, ano após ano, devido às mudanças climáticas provocadas pelos efeitos do modelo econômico.

Apesar desta característica tão especial, ainda há muita luta pela frente, não só na Chapada, mas em todas as regiões do estado, para se alcançar o índice previsto por lei, de 99% das casas atendidas com rede de água e esgotos, conforme meta estabelecida.

A mobilização de recursos tem à frente as professoras Gislene Moreira e Marjorie Nolasco, a arquiteta e bióloga Angela Leony e a turismóloga e especialista em gestão ambiental Sirlene Rosa de Souza. As informações são do jornal A Tarde.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios