Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeos: Chuvas intensas atingem a Bahia durante a semana; veja situação de cidades da Chapada Diamantina

As chuvas provocaram transtornos para moradores de diferentes municípios da Chapada Diamantina | FOTO: Montagem do JC |

Os municípios da Bahia e, inclusive, da Chapada Diamantina, foram atingidos por intensas chuvas neste meio de semana, que contou com o feriado de ‘Tiradentes’ da quarta-feira (21). Imagens registradas por moradores mostram prejuízos causados pelas chuvas em alguns municípios, no entanto, há quem comemore, por conta do longo período de estiagem e por causa da onda de calor que tomou o interior da Bahia nos últimos dias.

Chuva em Baixa Grande causa alagamentos de vias | FOTO: Reprodução/Agmar Rios |

Baixa Grande
Em Baixa Grande, na Chapada Diamantina, choveu por cerca de um hora na última quarta-feira (21). A quantidade foi o suficiente para deixar ruas alagadas e casas invadidas por água e lama. Na rua ‘Cosme de Farias’, conhecida como ‘Rua do Adobo’, a água ficou empossada impedindo passagens de pedestres. Além disso, alguns motoqueiros que tentaram atravessar a rua, ficaram parados no meio da água.

Ipirá
Em Ipirá, na Bacia do Jacuípe, a forte chuva provocou que a Barragem do Trapiá, na cidade, transbordasse. No vídeo publicado, alguns internautas comemoram. “Que belo espetáculo da natureza”, pontua um seguidor.

Chuva em Várzea da Roça também causou transtornos | FOTO: Reprodução/Baiano Produções |

Várzea da Roça
O município de Várzea da Roça, na Chapada Diamantina, registrou chuva forte na madrugada da última quarta-feira (21). Foram registrados 6mm durante a madrugada. Já na manhã, o tempo estiou, mas a chuva voltou a aparecer com um volume ainda maior, por volta das 13h, com 15mm. A previsão de tempo para esta quinta-feira (22), segundo o ‘Tempo Agora’, é de máxima de 30ºC e mínima de 21ºC, bem como 14mm de chuva ao longo do dia. Para os produtores rurais, a chuva é animadora, pois eles estavam sofrendo com a estiagem.

Distrito de Novo Paraíso, em Jacobina
O temporal que caiu na tarde da última quarta-feira (21) no distrito de Novo Paraíso, em Jacobina, na Chapada Norte, causou alagamentos e alguns transtornos aos moradores. As ruas ficaram completamente alagadas, com água na altura dos joelhos. Segundo moradores, o problema acontece há anos. Em algumas residências, as pessoas usaram sacos cheios de areia para impedir que a água invadisse a residência.

Águas da chuva tomaram ruas de Conceição do Coité | FOTO: Divulgação/Calila Notícias |

Conceição do Coité
A terça-feira (20) em Conceição do Coité, no nordeste da Bahia, foi marcada por um forte temporal. Com isso, houve um registro de uma motocicleta levada pela correnteza no bairro ‘Açudinho’, mais precisamente na frente de um posto de combustível. Segundo o condutor, identificado como Robson Jesus Araújo, ele estava saindo de Coité com destino ao Povoado Santa Rosa, mas não imaginou que a passagem pela correnteza seria tão complicada.

Araújo não conseguiu, a moto interrompeu e logo começou a ser arrastada, momento em que ele pulou do veículo, modelo Honda 150 ano 2005, e ficou observado ser levada sem nada poder fazer. Até por volta das 18h, quando a chuva já tinha diminuído, o homem permanecia próximo ao local para iniciar as buscas.

Robson contou que veio para sede do município para mais um dia de trabalho e no retorno sofreu esse prejuízo que, segundo ele, lhe foi oferecido R$5.500 e ele não vendeu. O rapaz tem esperança de encontrar, até porque o local tem muitas árvores e pedras, porém já sabe que terá o investimento será alto no veículo.

Itamaraju
Uma tempestade em forma de redemominho foi registrada na cidade de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, na tarde da última terça-feira (20). As imagens feitas por moradores mostram o redemoinho no céu com nuvens cinzentas. O fenômeno da natureza é raro de acontecer no município. Ele foi visto distante do céu, e não chegou a causar estrago na cidade.

Segundo especialistas, o sistema de baixa pressão provoca a circulação de ventos em redemoinho. O caso visto em Itamaraju foi formado na última segunda-feira (19) e ganhou força no dia seguinte. Na quarta-feira (21), ele começou a ser caracterizado como “tempestade subtropical”, e foi nomeado pela Marinha do Brasil como ‘Potira’.

Ainda conforme a Marinha, ele está se afastando da Bahia e seguindo em direção ao oceano. Caso chegue a tocar o solo, os ventos podem atingir 118 km/h – quase 12 vezes mais que o comum, de 10 km/h –, e causar destruição.

Moto foi levada pela correnteza da água em Mairi | FOTO: Reprodução/Agmar Rios |

Mairi
Choveu forte no início de tarde da última quarta-feira (21) em Mairi, na Chapada Diamantina. Foram 40 milímetros registrados. Um prejuízo foi ocasionado pela forte chuva. A correnteza do Riacho Cairu, arrastou a moto de Leitinho, que estava estacionada na frente da casa, na rua ‘Pedro Selestino’. A moto ficou enganchada no bueiro da ponte, sendo retirada do local pelo proprietário e populares. A lateral da casa fica localizada ao lado do córrego.

Piritiba
Uma forte chuva caiu em Piritiba, na Chapada Diamantina, na madrugada de terça-feira (20), o que ocasionou alguns transtornos. Segundo os moradores, foi uma das chuvas mais fortes já vista no município, uma vez que eles chegaram a se assustar com o barulho e intensidade. Algumas ruas como ‘Régis Pacheco’, ‘São Salvador’ e outras ficaram alagadas, além da chuva invadir imóveis nesses locais.

Várias residências foram totalmente tomadas pela água, o que fez com que os moradores perdessem vários móveis. Além disso, outros estabelecimentos como funerária, academia e lojas ficaram alagadas. Em alguns lugares da zona rural do município, os pluviômetros instalados em propriedades rurais registraram entre 105 e 09 milímetros.

Outros municípios
Em outras cidades, os internautas também registraram as intensas chuvas nos municípios chapadeiros, como em Ibiquera, na Chapada. O fotógrafo Túlio Saraiva também fez questão de mostrar a paisagem da Chapada com as chuvas. “Eita natureza q pulsa, maravilhoso”, comentou uma seguidora. Jornal da Chapada com informações de Sergio Rios, Vs Notícias, Baiano Produções, Blog do Adenilton Pereira, G1 Bahia, Agmar Rios Notícias, Jacobina Notícias, Calila Notícias, Report News Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas