Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Morre de covid-19 cubano que trabalhou no município de Nova Redenção no programa ‘Mais Médicos’

O médico trabalhou no município pelo 'Programa Mais Médico' | FOTO: Montagem do JC |

O médico cubano Jorge Luis Hernandez Rodriguez morreu devido a complicações causadas pela covid-19. A informação foi confirmada pela prefeitura municipal de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, neste sábado (24). O profissional da saúde trabalhou no município chapadeiro através do Programa ‘Mais Médicos’, do governo federal, mas foi demitido após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) encerrar a política pública.

De acordo com o secretário de Governo do município, Ivan Soares, Jorge estava trabalhando em hospital de atendimento para pacientes com covid-19 em Valença, no litoral sul da Bahia. Ivan informou que o médico foi infectado pelo coronavírus uma vez, mas apresentou sintomas leves, e ao contrair pela segunda vez teve o caso agravado e não resistiu.

O administrador da pasta municipal acompanhou durante 18 dias a luta do profissional que foi intubado e esteve internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Um excelente médico, foi diretor de um Hospital na Venezuela, trabalhou na campanha contra o ebola na África, um excelente profissional, e morreu, não teve jeito, ficamos todos muito sentidos”, comenta Ivan.

Em nota, a gestão da prefeita Guilma Soares (PT) descreveu a trajetória profissional do médico cubano. Ele se apresentou à cidade para atender e cuidar da saúde da população. A gestora prestou suas condolências à família e amigos pela perda irreparável, agradecendo ao médico quanto à segurança que ele passava por meio de seus conselhos e orientações acerca da prevenção contra “mal que assola o mundo”, em referência à pandemia do coronavírus.

“Em nome da prefeita Guilma Soares e de toda a comunidade redençoense, deixamos aqui a nossa sincera gratidão por seu carinho, dedicação e educação no trato com o nosso povo. Para nós, redençoenses, doutor Jorge foi símbolo de humildade e profissionalismo”, salienta trecho da nota de pesar emitida pela administração.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas