Ícone do site Jornal da Chapada

#Bahia: Pessoas com transtornos, rodoviários e trabalhadores de limpeza urbana serão vacinados contra a covid-19

O vereador Luiz Carlos Suíca foi quem cobrou vacinação prioritária para trabalhadores de limpeza urbana no estado | FOTO: Divulgação |

Em resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), aprovada no último sábado (24), foi incluída a vacinação contra a covid-19 para as pessoas com transtornos intelectuais e de sofrimento psíquico (incluindo autismo grave), rodoviários e profissionais de limpeza urbana. Além disso, foi ampliada a faixa etária de trabalhadores da educação e forças de segurança.

As decisões em CIB, obtidas em reunião com seus devidos representantes legais, representam o consenso entre os 417 secretários municipais da Bahia e o Governo do Estado e são referendadas em critérios técnicos obtidos por meio de estudos científicos e observações médicas sobre quais grupos são mais vulneráveis à nova pandemia, de acordo com as ciências da saúde. Tais medidas têm como principal objetivo resguardar a missão do SUS e os direitos de seus segurados.

Ressalte-se ainda que as novas categorias só serão incluídas no calendário de municípios que já vacinaram todos com mais de 60 anos. Para serem imunizados, os portadores de TEA de grau severo devem apresentar relatório médico. A decisão da CIB será publicada no Diário Oficial desta terça-feira (27).

O vereador de Salvador, Luiz Carlos Suíca (PT), configurou a morosidade de inclusão dos trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana no calendário de vacinação contra a covid-19, como mais um ato de racismo institucional e estrutural velado pelas gestões municipal e estadual (veja aqui).

Leia também

Suíca dispara sobre morosidade em vacinação para garis e margaridas contra covid; “Racismo estrutural e institucional”

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas