Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitura de Utinga celebra os 68 anos do município com programação online; prefeito e vice farão ‘live’

É o segundo ano que a prefeitura comemora o aniversário no formato online | FOTO: Montagem do JC |

A prefeitura de Utinga, na Chapada Diamantina, anunciou nesta segunda-feira (26) a programação online para o evento em homenagem aos 68 anos de emancipação do município. As atividades serão nesta terça-feira (27) no formato virtual pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia do novo coronavírus. A atitude da gestão em adotar o novo formato para realizar as comemorações se deu para evitar aglomerações e, consequentemente, a infecção por covid-19.

De acordo com assessoria da prefeitura administrada pelo prefeito Joyuson Vieira (PSB), a medida foi idealizada para que a população continue seguindo com os cuidados sanitários, de acordo com o que é orientado pelos órgãos de saúde. E a programação começa às 9h com um ato cívico em frente ao Paço Municipal com hasteamento das bandeiras com representantes dos três poderes. Em seguida, às 10h, haverá uma ‘live’ com pronunciamento do prefeito e do vice, Átila Karaoglan (PSB). Ambas as atividades serão transmitidos pela prefeitura municipal de Utinga ao vivo através de seus perfis oficiais.

Para quem não conhece, Utinga fica em uma região intermediária da Chapada Diamantina e faz parte do Mapa do Turismo do país. Isso porque a região foi enquadrada na categoria D de classificação do Ministério do Turismo (MTur). No entanto, muita gente não sabe que Utinga tem o mesmo nome do rio que nasce em suas terras e cruza a Chapada. É um local de inúmeras belezas. São 630km² de território e aproximadamente 20 mil habitantes. Entre os seus pontos turísticos, destaque para a Serra da Atalaia, na Estrada da Cabeceira do Rio, que é de uma beleza exuberante com um orquidário natural.

Tem ainda a aldeia Iapira, dos indígenas da etnia Payayá. Tem também a cachoeira da Mariazinha, na comunidade do Riachão, que é outro ponto bastante procurado. Esse local turístico tem trilha fácil e poços para banho e quedas d’água relaxantes. Também vale a pena visitar o Balneário do Argemiro, um local privado banhado pelo Rio Riachão, que oferece lazer e diversão com shows ao vivo, quadra de esportes, chuveirão e uma piscina natural. Além das iguarias culinárias da cidade, como o cortadinho de palma com galinha caipira, o cortado de banana verde e o maxixe cozido.

Jornal de Chapada

Leia também

#Chapada: Utinga entra no Mapa do Turismo do Brasil; conheça algumas das belezas naturais desse município

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas