Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Reabertura do Vale do Pati fomenta turismo com protocolos sanitários e agendamentos para visitas

| FOTO: Vanessa Xavier e Tiago Valois |

Sendo um dos locais mais procurados por turistas, a Chapada Diamantina, com a reabertura parcial do Vale do Pati, no dia 26 de abril, começa a ganhar ainda mais visitantes. No entanto, em meio à pandemia de covid-19, os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias e os agendamentos para visitações passam a ser extremamente necessários.

Para evitar aglomerações e contribuir no controle do fluxo de visitantes, a plataforma Janoo, de agendamento prévio das visitas, contribui para diminuição da aglomeração, e consequentemente da propagação do coronavírus. Além disso, o site permite a visualização dos atrativos que estão sendo mais procurados na data escolhida.

Atrativos como Gruta do Castelo, Mirante do Pati, Cachoeirão por Baixo, Funis, Poço da Árvore, Cachoeira do Calixto e Mirante do Cachoeirão são alguns dos que costumam receber turistas durante o ano, principalmente para quem gosta de se conectar com a natureza, e agora estão reabertos.

A comunidade tradicional do Vale do Pati, localizada no interior do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNDC), reabre após mais de um ano fechada em decorrência da crise sanitária. O trekking do Pati é considerado um dos mais bonitos do mundo e um dos roteiros mais procurados da região.

Neste primeiro momento, serão permitidos acampamentos apenas para condutores de visitantes, para reduzir o fluxo turístico durante a abertura gradual, bem como reduzir o impacto da visitação.

1 / 38

Protocolos sanitários
Para a visitação dos atrativos, são recomendados alguns protocolos sanitários como: utilizar máscara PFF2/N95 durante todo o período no interior do Parque Nacional, exceto em banhos, flutuação, alimentação e mal-estar. Os grupos só podem ser no máximo de 10 pessoas, sendo necessário manter o distanciamento de dois metros entre os visitantes.

É necessário evitar o compartilhamento de equipamentos. É preciso também higienizar as mãos e utilizar álcool gel 70%, além de embalar e descartar corretamente resíduos contaminantes, como máscaras e luvas, fora do Parque Nacional.

Reserva nas casas de apoio ao turista
As reservas devem ser feitas com sete dias de antecedência e exclusivamente via WhatsApp, que podem ser encontrados no site Janoo. E apenas algumas casas, no total sete, estão vistoriadas e autorizadas a receber visitantes.

Jornal da Chapada

Vídeo sobre o Vale do Pati

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas