Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Utinga festeja 68 anos de emancipação com crescimento turístico, urbanístico e socioeconômico

As celebrações contaram com a participação de autoridades municipais | FOTO: Montagem do JC/PMU |

Em comemoração aos 68 anos de emancipação política e econômica, o município de Utinga, na Chapada Diamantina, celebrou a data magna com programação online e festejando em um novo formato, em razão da pandemia de covid-19, o crescimento turístico, urbanístico e socioeconômico da cidade.

“A nossa cidade está fazendo aniversário! São 68 anos de amor. De uma terra abençoada pela natureza, que gerou filhos amados, e adotou aqueles que a escolheram como lar, e se dedicaram a escrever uma história de amor e desenvolvimento”, pontua a prefeitura, administrada pelo prefeito Joyuson Vieira (PSB), por meio das redes sociais.

“Neste 27 de abril, estamos cada vez mais seguros que os caminhos que o futuro está nos levando são para crescimento contínuo e forte da nossa amada cidade”, completa a gestão. O novo formato em razão da pandemia buscou realizar a comemoração, mas de forma em que não existissem aglomerações, para evitar a propagação da covid-19.

Seguindo a programação online, que começou às 9h, foi feito um ato cívico em frente ao Paço Municipal, no qual as bandeiras com representantes dos três poderes foram hasteadas. Na ação, estiveram presentes entre as autoridades locais, o prefeito Joyuson, o vice Átila Karaoglan (PSB) e o vereador Antunes Santana, conhecido popularmente como ‘Bebeu’ (PSB), que é presidente da Câmara Municipal.

Já às 10h, o prefeito e o vice-prefeito realizaram uma ‘live’, onde fizeram os seus respectivos pronunciamentos. O prefeito aproveitou para agradecer aos Poderes Judiciário, Legislativo e forças policiais. Em sua fala, Joyuson também ressaltou os “batalhadores” ou “heróis”, como chamou, que contribuíram para a emancipação da cidade, que aconteceu em 27 de abril de 1953.

O prefeito lembrou nomes como Otávio Monteiro, Aristóteles Neto e parabenizou todos os ex-prefeitos. Vieira lamentou a falta de comemoração, pelo momento da pandemia. “2020 e 2021, efetivamente, têm sido anos absolutamente difíceis, por conta da imposição da pandemia”, cita. E aproveitou o momento para pedir que os moradores da cidade se cuidem e cumpram as medidas sanitárias, recomendadas pelas autoridades de saúde.

“Cuide-se, cuide dos teus, cuide da nossa comunidade, não aglomere, use máscara, use álcool em gel, faça o afastamento social. A situação do Brasil, da Bahia e de Utinga não é fácil”, ressalta o prefeito, em vídeo. Já o vice-prefeito Átila comentou sobre a pandemia e efeito nas festividades da cidade.

“Infelizmente hoje não podemos comemorar o aniversário da nossa cidade, como gostaríamos, com a nossa tradicional festa de aniversário da cidade, com a nossa linda cavalgada, com encontro de motociclistas, e demais atos do evento cívico. Isso devido a essa pandemia que atinge o mundo inteiro, a pandemia do coronavírus, esse mal que está presente ainda entre nós, e nós temos que nos cuidar”, diz.

“Mas estamos aqui de coração aberto para comemorar essa data tão querida e tão importante na nossa história, da nossa querida e amada cidade, Utinga”, ressalta. Sobre este momento de pandemia, Átila explicou que “a nossa cidade está preparada, está tomando todas as providências cabíveis para enfrentar essa pandemia. Estamos confiantes que esse momento vai passar. Dias melhores virão, estaremos juntos em outras ocasiões, para nos abraçarmos, como gostaríamos”, explica. Ele complementa desejando feliz aniversário para todos os utinguenses.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas