Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mais um óbito decorrente da covid-19 é notificado em Itaberaba e município chega a 89 vítimas fatais

Itaberaba já contabilizou 120 mortos por covid-19 | FOTO: Montagem do JC |

Pelo segundo dia consecutivo, o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registra óbitos por complicações da covid-19 e está próximo de bater a marca de 90 vítimas fatais pela doença, de acordo com o boletim epidemiológico divulgados nesta terça-feira (4) pela Secretaria Municipal de Saúde. São 89 pessoas que não resistiram à doença na cidade chapadeira.

São 5.125 casos positivos já confirmados de infecção pelo novo coronavírus, desde o início da pandemia. Desses, são 216 casos ativos no momento, após registrar 53 novos casos no boletim desta terça. Há ainda 4.820 curados, além de 108 casos enquadrados como suspeitos e 324 casos sendo monitorados por equipes de saúde.

Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘Centro’ (22) e entra em segunda lugar ‘Urbis’ (17). Na zona rural, ‘Guaribas’ aparece liderando, com três casos pessoas infectadas com o vírus, que já matou mais de 400 mil pessoas no Brasil.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) caiu para 80%. Ou seja, dos 20 leitos, 16 estão ocupados. Bem como a taxa ocupação dos leitos clínicos também caiu, indo para 15%, com 17 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde.

Vacinação
Com a implementação da terceira fase do Plano Municipal de Vacinação, o município segue avançando na vacinação contra covid-19 e inserindo novos públicos. Nesta terça-feira (4), a vacinação seguiu em diferentes locais. Confira o público que pode tomar a vacinação no Ginásio de Esportes, tanto na área interna, como no drive-trhu, das 8h às 17h:

Idosos com 60 anos ou mais; profissionais da educação das redes municipal, estadual e federal, com 50 anos ou mais; profissionais da segurança pública (PRF, PM, BM, PC, SMTT, GCMI) com 40 anos ou mais; profissionais da limpeza pública com 50 anos ou mais. É obrigatório a apresentação de documento com foto, cartão SUS ou CPF.

Nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h, a partir de quarta-feira (5), o público será pessoas com comorbidades acima de 55 anos, pessoas com Síndrome de Down, gestantes com comorbidades, puérperas com comorbidades e pacientes em tratamento de hemodiálise acima de 18 anos. Sendo que todas as pessoas com comorbidades devem apresentar relatório médico válido por um ano, ficando isento apenas os pacientes que já são acompanhados pelas equipes das unidades de saúde.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas