Ícone do site Jornal da Chapada

#Mundo: Mulher de 25 anos dá à luz a nove bebês de uma vez em país africano

Um dos 9 recém-nascidos do Mali no Marrocos em foto de 5 de maio de 2021 | FOTO: Youssef Boudlal/Reuters |

É incomum uma mãe ter gêmeos. Trigêmeos, mais ainda. Casos como o ocorrido com uma mulher do Mali que teve, de uma vez só, nove bebês são extremamente raros e estão associados a maiores riscos de complicações tanto para a mãe quanto para as crianças.

No caso de Halima Cissé, de 25 anos, que virou notícia no mundo inteiro após dar à luz nove bebês de uma vez, todas as crianças nasceram com saúde e passam bem, segundo o governo do Mali e a clínica privada marroquina que fez o parto — para dar maior segurança, os dois países africanos concordaram em transferir a mulher para Casablanca, no Marrocos, para o procedimento.

Entretanto, o histórico mostra que na maioria das vezes esses casos de múltiplos bebês de uma só vez geram riscos às mães e aos filhos. Nos registros anteriores de nascimento de nove crianças gêmeas, todas morreram ou no nascimento ou nas primeiras semanas de vida.

Quão raros são esses casos?
Extremamente raros. Tão incomuns que o Guinness Book — o Livro dos Recordes — está avaliando o caso para confirmar que o nascimento dos nove filhos de Halima Cissé representam um novo recorde, segundo a agência Associated Press. O anterior registrado, considerando crianças que nasceram saudáveis, era de oito bebês, em um caso ocorrido nos Estados Unidos em 2009.

Nos últimos 50 anos, dois casos documentados de nônuplos terminaram com a morte de todas as crianças:

1971 — na Austrália, uma mulher de 26 anos deu à luz nove bebês no que se considerou o primeiro caso confirmado de nônuplos no mundo. Sete deles sobreviveram ao parto, mas acabaram morrendo no decorrer de uma semana.
1999 — na Malásia, uma mãe teve nove bebês de uma vez em um caso documentado pela literatura científica. Todos morreram nas horas seguintes ao parto. Os dados são do G1.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas