Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeitos de Boa Vista do Tupim e Iaçu querem expandir beneficiamento do cacau para gerar emprego e renda

Os prefeitos 'Dinho' e Nixon durante visita a fazenda produtora de cacau | FOTO: Divulgação |

Com foto no futuro e na geração de emprego e renda, os prefeitos dos municípios de Boa Vista do Tupim e Iaçu, ambos na Chapada Diamantina e às margens do Rio Paraguaçu, estão ajudando empresários a expandir a plantação e o beneficiamento do cacau na região. A intenção dos gestores é aprimorar o cultivo e fortalecer a agricultora com mais um tipo de fruto para produção de derivados, como o chocolate, típico da região sul da Bahia.

Para colocar em prática esse projeto, o prefeito de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos, o popular ‘Dinho’ (PSDB), acompanhado de empresários investidores do município, visitou o projeto de plantio de cacau da Fazenda São José, que fica em Itaberaba, nesta sexta-feira (14). O prefeito falou sobre o empreendedorismo diz que o cultivo do cacau será de qualidade na Chapada.

“O progresso já chegou para nossa região, disso eu não tenho dúvida. Aqui agora é preciso administrar, trazer empreendedores para ajudar a transformar a região em um grande celeiro de produção”, destaca ‘Dinho’. O gestor tupinense aponta que “cada vez mais a sua gestão vai ampliar e fortalecer o agronegócio em Boa Vista do Tupim”.

‘Dinho’ vem firmando parcerias sólidas que incrementarão no setor regional. “É uma aposta certeira do gestor analisando que mesmo num cenário de crise, o agro se manteve aquecido tornando-se uma excelente alternativa de geração de renda”, salienta a assessoria da prefeitura em nota enviada ao Jornal da Chapada. A meta da gestão é continuar a expandir as possibilidades no município e criar mais alternativas para girar a economia interna.

Já o prefeito Nixon Duarte (MDB), de Iaçu, detalhou o empreendimento e falou do futuro, mas confirmou que o cacau na Chapada Diamantina é uma realidade. “Temos esse gigante adormecido, que é o Rio Paraguaçu, e aqui hoje ainda temos a disponibilidade de cinco mil hectares de outorga e é uma região que já está zoneada, ou seja, tem linha de crédito, então Iaçu e Boa Vista do Tupim estão de mãos dadas para o grande propósito de trazer o desenvolvimento, o agronegócio e o turismo rural para a entrada da Chapada”.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas