Ícone do site Jornal da Chapada

Suíca quer ampliar representação dos garis e margaridas no Brasil, na Bahia e em Salvador

Durante a sessão especial em homenagem aos trabalhadores de limpeza urbana, o vereador de Salvador e representante da categoria na Bahia defendeu a ampliação da representatividade dos garis e margaridas em todas as esferas públicas. Celebrado em 16 de maio, o Dia do Gari e das Margaridas foi marcado nesta sexta-feira (14) com o encontro virtual que reuniu membros do SindilimpBA, políticos, empresários, lideranças de diferentes bairros da capital e profissionais que atuam diariamente na limpeza das cidades. “A sessão foi fundamental para que pudéssemos chegar a um consenso: o trabalhador e a trabalhadora de limpeza urbana precisam ser mais valorizados pela sociedade e pelo poder público. Nossa representação na Câmara levou a categoria a conquistas e inúmeros benefícios, o último deles a inclusão no plano de vacinação contra a covid-19, mas precisamos avançar mais”, aponta Suíca.

De acordo com a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello, foi a partir da representação política do vereador Suíca, em Salvador, que a luta do sindicato e dos profissionais se estendeu por toda a Bahia. “Os garis e margaridas são verdadeiros heróis. Em 2001, fui convidada para ingressar nessa equipe do sindicato e, ao longo do tempo, temos construído importantes direitos. O que mais construímos, além dos benefícios, foi a visibilidade que a categoria vem tendo. São reconhecidos hoje, a população enxerga a grandiosidade dos profissionais em proporcionar saúde para todos. E essa representação precisa aumentar, esse reconhecimento precisa ser constante. Por isso, defendemos Suíca para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia [Alba] e, junto com o deputado federal Jorge Solla, ampliar essa representação da categoria no país”, defende Ana.

Sessão especial em homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras de limpeza urbana | FOTO: Divulgação |

A sessão em homenagem aos profissionais teve intervenções artísticas e debates importantes. Como a fala do presidente da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (Limpurb), Omar Gordilho, que agradeceu aos representantes e defensores da categoria pela atuação por direitos e benefícios. “Essa luta da vacina, por exemplo, é uma grande conquista, uma vitória alcançada pelo vereador Suíca, e nossa luta continua para vacinar todos”. Além disso, Gordilho destacou os progressos no plano de imunização para garis e margaridas, apesar dos atrasos do governo federal. Já o representante do Sindicato Patronal, Fábio Andrade, destacou a importância da imunização para os trabalhadores que se mantêm na linha de frente durante a pandemia. “Se somos essenciais na execução dos serviços, precisamos ser essenciais no grupo como prioridade na vacina”. As informações são de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas