Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Mucugê é um dos municípios mais antigos da Bahia e completa 174 anos; conheça mais sobre a região

O município chapadeiro é um dos mais procurados para o turismo de aventura | FOTO: Montagem do JC |

Sendo um dos mais antigos municípios da Bahia, Mucugê, localizado na Chapada Diamantina, completa seus 174 anos nesta segunda-feira (17). A ocupação inicial foi formada pelos indígenas, com suas terras em anos posteriores ocupadas por desbravadores portugueses, em busca de pedras preciosas, principalmente o ouro e o diamante, abundantes naquela localidade.

Cercada de belezas naturais, a cidade pequena é de belos casarões coloniais, construídos durante a era do ouro e do diamante. O município conta com deliciosas comidas típicas, um friozinho, bom forró e pontos turísticos encantadores.

No município chapadeiro fica localizado o Parque Municipal de Mucugê, com uma área de 270 hectares que abriga ainda parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina; assim como está a Cachoeira dos Funis, que com águas convidativas, faz parte do roteiro que leva ao Vale do Pati; o Museu Vivo do Garimpo, que se destina a contar a história local e ainda contempla uma trilha para cachoeiras como Piabinha e Tiburtino.

Mucugê é um dos municípios mais antigos da Bahia | FOTO: Divulgação |

Na cidade, cachoeiras não faltam. A do Tiburtino, que dá acesso a outras atrações, vem com um combo, onde é possível admirar a natureza, descansar e se refrescar, sendo uma trilha que pode ser feita até mesmo por crianças, por durar 25 minutos. A Cachoeira da Fumacinha possui um paredão de 280 metros, que deve ter a trilha feita na companhia de um guia.

A Fumacinha fica em um local diferente da Cachoeira da Fumaça, localizada no Vale do Capão. Há também o Cânion das Sete Quedas que é uma caminhada de cerca de 7km perpassando por cachoeiras.

Imagem do Cemitério Bizantino que circula nas redes sociais do fotógrafo Araquém Alcântara | FOTO: Araquém Alcântara/Facebook |

Cemitério Bizantino
Um dos patrimônios históricos da Chapada Diamantina, o cemitério Santa Izabel, em Mucugê, conhecido por sua arquitetura bizantina, foi construído por volta de 1855 e obteve a obra concluída em 1886, após uma epidemia de cólera. Como o enterro de pessoas dentro das igrejas foi proibido durante essa época, a construção de um cemitério em outro local, embaixo da montanha e de frente para a cidade, foi a solução.

Os túmulos foram erguidos no local, com muito capricho, como pequenas imitações dos templos católicos, por conta da facilidade em escavar no local, conforme informações. Ao logo dos anos, o cemitério foi preservado como uma obra de arte das mais importantes e é dividido em duas partes -uma plana e uma murada, no qual os túmulos conseguem ser visualizados de longe.

Em abril deste ano, a prefeita Ana Medrado, a popular ‘Dona Ana’ (DEM) começou a restauração do patrimônio. Na reforma, foram feitas limpezas e troca de iluminação, que estava queimada.

Mucugê celebra 174 anos de emancipação com arte e cultura | FOTO: Montagem do JC |

Comemoração
Em comemoração ao aniversário, está ocorrendo o Festival Cultura Viva Mucugê, com a presença de artistas locais, por meio de ‘lives’ nos canais oficiais da prefeitura. Nesta segunda (17), o evento se inicia às 19h, com homenagens ao município durante intervalos das apresentações.

Haverá ainda a missa solene em comemoração à emancipação política de Mucugê, que aconteceu hoje, às 9h, na Igreja Matriz de Santa Isabel.

Confira programação do evento nesta segunda (17):

3º Dia – 17.05.2021
19h. Lançamento do sítio eletrônico do Patrimônio Cultural de Mucugê
19:30h Show musical com André Oliveira
Extra (tia Val 3)
20h. Apresentação de dança com Ana Moraes (vídeo)
20:10h Apresentação de Joabb
20:20h Exposição de Artesanato (vídeo)
20:30h Apresentação musical com o Sarau Diamantina (palco dos apresentadores)
21:30h. Show de encerramento Gesiane e Banda.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas