Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Utinga segue decreto do governo estadual e número de casos ativos no município ultrapassa 100

No total, 11 pessoas já morreram por complicações do novo coronavírus | FOTO: Montagem do JC/PMU |

Com o avanço da pandemia, o município de Utinga, na Chapada Diamantina, tem seguido rigorosamente com as medidas restritivas e acompanhado os decretos do governo estadual para conter a disseminação da covid-19. Nos dados apresentados pela prefeitura nesta segunda-feira (17), o município tem 104 pacientes com o vírus ativo no organismo. As informações disponibilizadas pela Secretaria de Saúde de Utinga, por meio da Vigilância Epidemiológica, apontam que dos 1.094 casos já identificado, 979 deles venceram a doença e 11 morreram.

O município ainda tem 162 casos suspeitos de infecção e outras 266 pessoas que estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar. No mapeamento por região, a sede de Utinga tem 94 pacientes com o vírus ativo e a zona rural tem 10. E para conter esse números, a prefeitura decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, seguindo o decreto do governo estadual para a Bahia e em conformidade com as condições estabelecidas nos respectivos decretos municipais, até o dia 25 de maio.

De acordo com os dados, em 227 municípios, incluindo Utinga, o toque de recolher vale das 20h às 5h. Sobre bebidas alcóolicas a venda está proibida em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h do próximo dia 21 maio (sexta) até as 5h de 24 de maio (segunda). Também há restrição para o setor de transporte, sendo que a circulação dos meios de transporte metropolitanos continua suspensa no período das 22h30 às 5h, até 25 de maio.

Em publicação nas redes sociais, as unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde. Estão proibidos eventos e shows em todo o território da Bahia, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas