Ícone do site Jornal da Chapada

“Região que tem potencial extraordinário”, diz ACM Neto ao escolher a Chapada Diamantina para iniciar visitas pela Bahia

O presidente nacional do Democratas deve manter por um ano as viagens ao interior | FOTO: Divulgação |

A Chapada Diamantina foi o destino escolhido pelo presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, para começar o movimento ‘Pela Bahia – Caminhos para o futuro do nosso estado’ por ser uma “região que tem potencial extraordinário”. Nessa primeira caminhada, ele passará por Mucugê, Ibicoara, Barra da Estiva, Abaíra e Piatã, durante esta quinta (21) e sexta-feira (22), locais esses em que visitará áreas rurais de plantio, vinícola, projetos, trabalhadores, associações, produtores rurais, cooperativas, lideranças comunitárias e políticos.

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira (17), Neto pontuou que a região chapadeira iniciará esse projeto por ser “uma região com potencial da agricultura fortíssimo, além disso sabemos também de todo potencial turístico”. “Nós temos na Chapada, bons exemplos em relação as iniciativas nas áreas da agricultura, exemplos que podem ser não só reforçados e ampliados, mas também positivamente copiados para outras regiões do Estado. A Chapada é uma região que tem um potencial extraordinário, com bons empreendimentos já implantados”.

Na visita à região chapadeira, ele disse que vai aproveitar para ver de perto as questões de infraestrutura. “Nós sabemos que existem muitos desafios de melhorar o escoamento da produção, de gerar mais integração nessa Bahia enorme, de facilitar essa perspectiva de novos mercados”, citou. A agricultura é um dos setores mais promissores da região, com participação de 16% no PIB da região.

Na quinta (20), a partir das 9h, em Mucugê, Ibicoara e Barra da Estiva, ACM Neto passa o dia visitando áreas rurais de plantio e uma vinícola, além de se encontrar com lideranças políticas e comunitárias, à noite.

Já na sexta (21), o democrata, ainda em Mucugê, toma café com produtores de frutas vermelhas no Projeto Sempre Viva. No mesmo dia, ele se desloca para Abaíra, onde tem encontro com produtores da cooperativa de produtos de Cachaça. Por fim, o democrata visita Piatã para uma conversa com produtores de café gourmet.

O movimento de visitas em todo o Estado terá duração de um ano, iniciando agora em maio, seguindo até o mesmo mês do ano que vem, no qual os objetivos são discutir problemas, pensar soluções e encontrar novas potencialidades para o desenvolvimento do Estado.

“Nós vamos conversar com a classe política também, pois os políticos têm um papel importante nesse processo. (…), porém, o principal objetivo dessa caminhada é exatamente a gente ter uma visão completa e atualizada da realidade socioeconômica de cada região. Poder conversar com a sociedade, com empresários, trabalhadores, organizações sociais, ver de perto desafios”.

“O nosso desejo é percorrer o maior número possível de cidades, sendo que todas as regiões do Estado serão visitadas nesse período de um ano”, disse ao presidente do DEM.

“A partir do investimento no potencial de cada região, podemos fazer o Estado conseguir muito mais, do que conseguiu até hoje”, completa Neto, ao falar que a Bahia, em sua opinião, “pode muito mais, pois tem condições de ser esse Estado que lidere o desenvolvimento econômico do Nordeste brasileiro e a partir daí promova equilíbrio social, inclusão, distribuição de renda, superação da pobreza, melhoria efetiva dos indicadores sociais”. O ex-prefeito ainda destacou que a educação é a prioridade da sua discussão e reflexão.

Neto concedeu coletiva e apresentou estratégias e ações para o próximo período | FOTO: Divulgação |

Movimento
ACM explicou que dividiu a Bahia em 15 regiões e cinco eixos temáticos de análise: o econômico, o sociocultural, o ambiental, o tecnológico e o político. “Dentro desses eixos vamos encaixar e avançar em discussões de temas como a educação, a saúde, a segurança, as atividades econômicas, identificando potencialidades e fragilidades de cada região”, declarou.

Além das viagens, ACM Neto afirmou que pretende encomendar pesquisas qualitativas, criar grupos de estudo e contar com a parceria de técnicos qualificados, de dentro e de fora da Bahia, para compreender melhor as realidades econômicas e sociais das 15 regiões do estado. Assim, será construído um completo diagnóstico socioeconômico do estado e serão feitas projeções sobre o futuro.

Aniversário de Mucugê
Durante entrevista, ele parabenizou a cidade de Mucugê, que completa nesta segunda (17) seus 174 anos. “Um abraço especial a turma de Mucugê, que faz aniversário”.

Projeto para governador do Estado
ACM Neto também esclareceu sobre o seu projeto para as eleições de 2022. “O meu projeto é ser governador da Bahia, acima de tudo e à vontade de Deus, a gente tem visto tanta coisa infelizmente acontecendo, um período tão difícil para humanidade”, pontua.

“Os baianos me conhecem, sabem o prefeito que fui por oito anos para Salvador, sabem a minha disposição de trabalho”, ressalta, dizendo que isso ficará ainda mais evidenciado a partir das visitas em toda a Bahia.

Jornal da Chapada

Leia também

#Chapada: De olho em 2022, ACM Neto desembarca na região chapadeira para dois dias de agendas políticas esta semana

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas