Ícone do site Jornal da Chapada

#Vídeo: “Não poderia ser ministro da Saúde, não sabe nada”, diz o senador Otto ao ex-ministro Pazuello

O senador Otto Alencar | FOTO: Divulgação |

O senador Otto Alencar (PSD-BA) disse nesta quinta-feira (20) ao general Eduardo Pazuello, durante seu depoimento na CPI da Covid, que ele não deveria ter aceitado o cargo de ministro da Saúde por não ter conhecimento técnico sobre a área.

A fala de Otto ocorreu quando ele fez questionamentos ao ex-ministro acerca das recomendações da pasta para o uso da hidroxicloroquina contra o novo coronavírus. Ainda que não tenha eficácia científica comprovada no combate à doença, a droga continua a ser defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ser utilizada no chamado “tratamento precoce.”

“O senhor tomou curso de doenças infectocontagiosas com quem? E [sobre] Covid? O senhor sabe quando aconteceu a primeira manifestação de Covid no mundo? Quantas formas de coronavírus causam a doença infectocontagiosa?”, indagou Otto.

“Eu não especialista, não sou médico”, esquivou-se Pazuello, justificando que não responderia “para não agredir a área médica”.

O senador baiano, então, prosseguiu: “O senhor não sabe nem o que é a doença. Não sabe nada da doença. Não pode ser ministro da Saúde, pode ter certeza absoluta. Eu, por exemplo, no seu lugar, não aceitaria, porque a responsabilidade com a vida é para quem conhece a doença. Então o senhor não sabe”.

Após criticar o desconhecimento de Pazuello, Otto Alencar relembrou do episódio, em julho do ano passado, em que Bolsonaro foi fotografado exibindo uma caixa de cloroquina para as emas que vivem no Palácio da Alvorada.

“Ele não é médico, nem sanitarista, nem epidemiologista. O problema maior é ter colocado no site do Ministério da Saúde a recomendação de hidroxicloroquina. Pessoa jurídica dando receita? O senhor acha que é correto isso? Nós estamos criticando essa situação que aconteceu no Brasil. O presidente da República, capitão reformado, pega uma caixa de hidroxicloroquina que até a ema não quis tomar”, ironizou o senador. A redação é do sita Bahia.ba.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas