Os municípios chapadeiros de Mucugê, Macaúbas, Tanque Novo, Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio estão promovendo eventos de lançamento público para a elaboração dos seus Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). A ação conta com apoio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs).
Os eventos de lançamento público serão realizados ao final deste mês de maio e ao longo do mês de junho, por meio de plataforma digital, contando com transmissão ao vivo pelas redes sociais das prefeituras municipais.
Em Macaúbas, o evento ocorre nesta segunda-feira (31), às 14h. Em Tanque Novo, em 7 de junho, às 9h. Já em Mucugê, acontece no dia 8, às 14h e em Livramento de Nossa Senhora, no dia 10 de junho às 14h. Além disso, em Dom Brasílio o debate acontece apenas no dia 14, às 9h.
Serão debatidas temáticas referentes ao melhoramento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, esses dois primeiros que são os componentes de ação de responsabilidade da SIHS, como também, água pluviais e gestão dos resíduos sólidos, componentes de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
O secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Leonardo Góes, informou que os Planos Municipais de Saneamento Básico serão consolidados pelos Planos Regionais que já seguem a premissa de regionalização contida no Novo Marco Regulatório do Saneamento, e que a elaboração dos Planos vai viabilizar a captação de recursos para a execução das metas previstas para curto, médio e longo prazo das obras de infraestrutura hídrica e saneamento.
“Esse é o esforço institucional da Sihs, implementar no Estado uma política prioritária, para garantir a segurança hídrica, o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário adequado em todas as regiões da Bahia”, destacou Góes, por meio de nota de assessoria.
O governo da Bahia também está apoiando outros municípios baianos, como: Caetité, Jequié, Guanambi, Nova Canãa, Palmas de Monte Alto, Candiba, Caetanos, Piripá, Ribeirão do Largo, Caculé e Cordeiros, além dos municípios de Candeias e Barra do Choça, que já possuem os seus PMSB em andamento. De acordo com o governo da Bahia, em breve o processo de elaboração do Plano Estadual de Saneamento Básico também será lançado.
Jornal da Chapada