Ícone do site Jornal da Chapada

#Brasil: Blogueira bolsonarista promete expôr “hipocrisia” de Otto; “Se te chamar de babaca por tudo que fez, posso ser processada?”

O senador Otto Alencar | FOTO: Leopoldo Silva/Agência Senado |

“Otto Alencar, você terá toda a sua hipocrisia exposta. Fica sussa”. A frase postada no Twitter na tarde desta terça-feira (1) é da blogueira Bárbara Zambaldi, dona da página “Te atualizei” que, só no YouTube, possui 1,18 milhão de seguidores. Em tempo, “sussa” quer dizer “sossegado”. Zambaldi prometeu os ataques após a inquirição que o senador Otto Alencar (PSD-BA) fez à médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi durante sessão da CPI da Covid no Senado.

A blogueira postou trecho da inquirição que Otto fez à imunologista no qual o parlamentar questiona à depoente qual seria o exame a ser feito para detectar se um paciente está imune à Covid-19. Nise Yamaguchi responde que é a que detecta “anticorpos neutralizantes”, mas, em seguida, por não ter ouvido ou compreendido a resposta da profissional de saúde, Otto afirma que ela não sabe a resposta e conclui dizendo que o exame é o que detecta “anticorpos neutralizantes”.

Para Bárbara Zambaldi, ao postar o trecho do vídeo, o senador baiano realizou um “teatro”. Ela, marcando o pessedista no Twitter, provoca: “Ei, Otto Alencar, se eu te chamar de babaca por tudo que fez com a Dra Nise, eu posso ser processada? Confere meu vídeo anterior que ele dá mais embasamento ainda. Aí o senhor me conta, porque, se não der processo, eu refaço aqui direitinho. Por hora é só uma pergunta”.

Ela também compartilhou postagem de outra conta bolsonarista, a Liberdade Direita LDR, na qual Otto questiona à médica qual seria a família do vírus que causa a atual pandemia. Nise responde que é o “coronaviridae”, mas, a seguir, o senador baiano pergunta a qual grupo e, antes que a médica respondesse, Otto diz: “a senhora não sabe. Infelizmente a senhora não sabe nada de infectologia. Nem estudou”. Em seguida o parlamentar baiano diz que o coronavírus pertence à família dos “betacoronavírus”.

Mas, segundo o Comitê Internacional de Taxonamia de Vírus (ICTV, na sigla em inglês), a família do vírus é realmente a coronaviridae, sendo betacoronavírus o gênero e não a família do SarsCOV2. A redação é do Política Livre.

Leia também

#Vídeo: “Sabe nada de infectologia, nem estudou”, dispara o senador Otto Alencar contra médica bolsonarista na ‘CPI do Genocídio’

Sair da versão mobile