Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Com 252 casos ativos de covid-19, taxa de ocupação de UTI cai para 95% em Itaberaba

A prefeitura segue com ações para conter o vírus na região | FOTO: Montagem do JC |

Com 252 casos ativos de covid-19, a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) caiu para 95% no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Nenhum novo óbito por complicações da covid-19 foi registrado na cidade, permanecendo em 104 o número de vítimas fatais pela doença, conforme boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (4) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Com 5.703 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, a cidade chapadeira contabiliza 252 casos ativos, 5.347 casos recuperados, além de 249 enquadrados como suspeitos e 501 sendo monitorados por equipes de saúde. Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘São João’ (36) e ‘Urbis’ (21). Caiu para sete o número de comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus, sendo ‘Guaribas’ com mais casos ativos, com seis.

Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) caiu para 95%, após ter ficado estagnada em 100%. Ou seja, dos 20 leitos, um está disponível. Já a taxa de ocupação dos leitos clínicos permanece em 40%, com 12 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Vacinação
A faixa etária do público da 3ª fase da vacinação contra a covid-19 foi ampliado. Nesta sexta-feira (4) e sábado (5) serão vacinados idosos com 60 anos ou mais, profissionais da educação, com 18 anos ou mais, profissionais da segurança pública com 18 anos ou mais e profissionais da limpeza pública, com 18 anos ou mais no Ginásio de Esportes, área interna e drive-trhu, das 8h às 16h.

Já nas unidades Básicas de Saúde da Zona Urbana, das 8h às 16h, serão vacinadas pessoas com comorbidades, com 18 anos ou mais, deficiência permanente, com 18 anos ou mais, lactantes (de 45 dias a 12 meses de vida do bebê), com 18 anos mais, pessoas com Síndrome de Down, pacientes em hemodiálise, transplantados, imunossuprimidos, autismo e demais transtornos intelectuais, com 18 anos ou mais.

Para a vacinação é obrigatória a apresentação de documento com foto, cartão SUS e CPF. Além disso, as pessoas com comorbidades devem apresentar relatório médico válido por um ano, ficando isento apenas os pacientes que já são acompanhados pelas equipes das unidades de saúde. Cada paciente deverá ser vacinado na sua unidade de saúde.

Segundo a SMS, a vacinação da segunda dose contra a Covid-19 continua para o público que estiver dentro do prazo. Para completar a imunização, basta verificar a data de retorno no cartão de vacina, obtido na primeira aplicação e comparecer aos locais de vacinação.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile