Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Prefeito de Utinga reforça importância da união para enfrentar a covid; município tem 102 casos ativos

O prefeito de Utinga, Joyuson Vieira | FOTO: Reprodução |

O crescimento do número de contágio por covid-19 na região da Chapada Diamantina e, particularmente, no município de Utinga, levou o prefeito Joyuson Vieira (PSB) a pedir união para que o impacto da terceira onda da doença não vitime mais pessoas. Nesta sexta-feira, o gestor chapadeiro revelou que a situação em Utinga não é boa. “Os números começaram a virar nomes, pessoas do nosso convívio, pessoas amadas, estão nos deixando por conta da covid-19”, alerta Joyuson. São 102 casos ativos da doença atualmente e 15 óbitos desde o início da crise sanitária.

Em vídeo publicado nos canais oficiais da prefeitura de Utinga, o prefeito disse que a doença infectocontagiosa está recrudescendo em todo o Brasil. “É fato que a terceira onda chegou, inequivocamente. Em Utinga também, ficar dizendo que o problema se agrava apenas em Utinga, é uma forma de nos auto enrolarmos. Precisamos nos cuidar e os cuidados já são bastante conhecidos da população: distanciamento social, uso de máscara, higienização das mãos, e principalmente, vacina”, descreve Vieira.

Ainda no vídeo, o gestor chapadeiro apontou que a imunização não depende dos municípios, mas da União. “Irresponsavelmente [o governo federal] retardou por demais a aquisição [de vacinas]… Quero dizer a todos que o que foi feito o ano passado no início da pandemia, era extremamente necessário. Foi preciso que estivéssemos nas rádios, nas redes sociais, para informar a população o que era a covid 19, como ela se desenrolava. Agora não é preciso, todos nós utinguenses, baianos e brasileiros, já sabemos o que é a covid”, reafirma.

“Sabemos que não é uma ‘gripezinha’, sabemos que ela mata, inclusive, os nossos entes queridos utinguenses. Não precisamos fazer um decreto toda semana. E o Governo do Estado da Bahia, e Utinga é Bahia, edita um decreto semanalmente”, sintetiza Joyuson. O prefeito aponta que a vacinação continua no município e que existe um novo cronograma, que foi publicado nesta sexta pela gestão municipal comandada por ele.

Nesta nova ordenação para as pessoas receberem a vacina, que começa na segunda-feira (7) estão os grupos prioritários como moradores com 50 anos ou mais, que devem apresentar documento de identificação com foto e CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); as lactantes acima de 18 anos, com bebês de até 12 meses, que devem apresentar cópia impressa da certidão de nascimento do bebê.

Também estão nesta nova ordenação os trabalhadores da educação com idade igual ou superior a 18 anos, os trabalhadores da limpeza urbana com idade igual ou superior a 18 anos, guardas municipais com idade igual ou superior a 18 anos e caminhoneiros com habilitação C ou E, com idade igual ou superior a 45 anos, esse último precisa apresentar a Carteira Nacional de Habilitação. A vacinação acontece no Centro de Vacinação de Utinga, que fica no Ginásio Baixada com funcionamento das 8h30 às 12h e 13h30 às 15h. Lembre-se de usar máscara de proteção, higienizar sempre as mãos e evitar aglomerações.

Boletim de Utinga
Os dados pandêmicos do município de Utinga foram atualizados nesta sexta-feira (4). São 102 casos ativos de covid-19. Desde o começo da crise sanitária, 1.377 pessoas já foram identificadas com o vírus, sendo que 1.260 pessoas venceram a doença e 15 tiveram quadro evoluído para óbito. Utinga ainda tem 128 casos suspeitos da doença e 320 pessoas em monitoramento em isolamento social.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas